Programação

Programa Coração de Noronha mostra Projeto Tamar, na Band

Atração entrevista a bióloga Rafaela Ventura

Publicado em 20/11/2020

Neste sábado (21), a partir das 8h30, na Band, o programa Coração de Noronha mostra o Projeto TAMAR, em Fernando de Noronha, em Pernambuco. O apresentador Tuca Noronha conversa com a bióloga Rafaela Ventura, responsável pelo projeto na ilha.

Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha, O TAMAR iniciou suas atividades de pesquisa e conservação no arquipélago em 1984.

Com o crescimento do turismo, no início da década de 90, Noronha se tornou um dos grandes destinos ecoturísticos nacionais e o TAMAR decidiu instalar um espaço para atrair e integrar esse fluxo crescente de pessoas aos programas ambientais locais, especialmente voltados para a temática marinha brasileira.

O Museu a céu aberto da Tartaruga Marinha do TAMAR de Fernando de Noronha foi inaugurado em 1996. Desde a concepção do projeto arquitetônico, o TAMAR buscou alternativas ecologicamente corretas nas instalações físicas: madeira certificada, de reflorestamento; reciclagem de containers marítimos; estruturas instaladas sobre pilotis removíveis, para não impermeabilizar o solo.

Não foram utilizados recursos naturais não renováveis da ilha, como areia e pedra – uma preocupação fundamental nas obras civis realizadas em ilhas oceânicas, onde o solo é muito facilmente erodido.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade