Jornalismo

Profissão Repórter mostra batalha de quem não consegue remédios para tratamento médico

Caco Barcellos e sua equipe revisitam personagens entrevistados em 2018

Publicado em 09/08/2021

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Profissão Repórter está de volta. Nesta terça-feira (10), vai ao ar um novo episódio da série comemorativa dos 15 anos do programa, na qual Caco Barcellos e sua equipe reencontram personagens e revisitam histórias que marcaram essa trajetória de uma década e meia.

Depois de ser tema em 2018, a batalha diária de quem necessita de tratamentos caros e não tem acesso à medicação volta à pauta. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de doença rara.

A repórter Sara Pavani mostra a briga de quase 600 portadores de diabetes que necessitam de medicamentos, entre eles a insulina, em falta nos postos de pelo menos 20 estados. Na região metropolitana de São Paulo, a Associação de Diabetes do ABC tenta socorrer os pacientes de baixa renda, intermediando troca e doações de medicamentos.

Geisica Gomes, de 35 anos, por exemplo, é corretora de imóveis e perdeu o emprego na pandemia. Com a falta do medicamento no posto de saúde e sem condições financeiras para comprá-los nas farmácias, ela é obrigada a aplicar insulina vencida na filha Giulia, de 10 anos.

Também em São Paulo, o programa acompanha o protesto de mães que precisam racionar a alimentação dos filhos porque há cinco meses não recebem quantidade suficiente de dieta enteral, alimentação líquida administrada por uma sonda em pacientes com dificuldade para digerir.

O quadro de escassez de materiais que deveriam ser fornecidos pelos municípios, como fraldas, luvas, gazes e sondas, também está na pauta.

O Profissão Repórter vai ao ar nesta terça-feira, dia 10, logo após Ilha de Ferro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade