TV Globo

Profissão Repórter mostra a luta diária de mulheres que querem se tornar jogadoras de futebol

Jornalístico mostra as dificuldades do futebol feminino

Publicado em 22/10/2019

Nesta quarta-feira (23), o Profissão Repórter, da TV Globo, mostra o sucesso dentro e fora dos campos; a Copa do Mundo de futebol feminino levou para milhares de pessoas, além do show de bola, aborda a batalha diária de mulheres que sonham trabalhar com o que amam e se tornar jogadoras profissionais. O jornalístico será exibido logo após o Futebol 2019.

Dificuldades no Brasil

No Brasil, no entanto, a realidade é que a luta para sair do amadorismo continua. Durante quatro meses, os repórteres do Profissão Repórter, Sara Pavan e Erik Von Poser, conviveram com meninas do interior da Bahia que têm um objetivo em comum: jogar futebol profissionalmente.

Os jornalistas acompanharam uma viagem de ônibus de 27 horas de duração até São Paulo, onde as adolescentes, que têm entre 15 e 17 anos, entraram para o time Estrela de Guarulhos. Já na chegada ao clube, as promessas começam a se desfazer e a realidade se mostra muito diferente do que havia sido prometido. “O que mais me impressionou foi a força de vontade das jogadoras e das mulheres nas famílias, eram muitas com o sonho nos olhos, ainda super jovens. Foi uma pauta de feminismo, antes de ser sobre futebol”, afirma a repórter Sara Pavan.

Falta de oportunidades

Único time feminino da primeira divisão do Distrito Federal, o Minas Brasília Tennis Clube oferece às atletas uma bolsa de estudos. Mas para sobreviver, as meninas precisam trabalhar. Os repórteres Júlio Molica e Mariane Rodrigues cumpriram uma jornada tripla ao lado da atacante Thaianny de Souza, que trabalha de manhã, treina à tarde e faz faculdade à noite.

O repórter Caco Barcellos acompanhou as finais do Campeonato Brasileiro de futebol feminino entre Corinthians e Ferroviária, um dos primeiros times a investir no esporte no país. O jornalista assistiu aos dois jogos ao lado de uma torcida de amigos e compartilha a história da goleira Aline, que brilhou na competição. Além dos cantos e da festa da torcida, Caco acompanhou a força que os familiares dão para ajudar no sonho das jovens jogadoras.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade