Primeira temporada da série ambiental Aruanas fará alerta sobre a Amazônia

Publicado em 19/06/2019

A primeira temporada de Aruanas tem como cenário a Amazônia, região vem sofrendo com o aumento no número de desmatamento. Produção original Globoplay, escrita por Estela Renner, a série será lançada em mais de 150 países no dia 02 de julho.

Trazendo uma narrativa que gira em torno da rotina das ativistas Luiza (Leandra Leal), Natalie (Debora Falabella) e Verônica (Taís Araújo), a trama traz os defensores ambientais como pessoas comuns que enfrentam perigosos diários no trabalho. “Há três anos, o Brasil ocupa o primeiro lugar de um ranking mundial, que definitivamente não é motivo de orgulho: é o país que mais mata ativistas no mundo – só em 2017, foram 57 mortos, 80% deles de defensores da natureza”, informou a Globo em texto enviada à imprensa.

Na história, três amigas idealistas fundam a ONG ambiental Aruana e investigam as atividades de uma mineradora que atua na Amazônia, onde estranhos fatos ocorrem: pedidos de socorro anônimos; pessoas adoecendo de forma misteriosa; assassinatos; e ameaças aos povos indígenas. 

As ativistas, cada uma em sua trilha investigativa, criam um mosaico de evidências que leva a um grande esquema de crimes ambientais envolvendo garimpos ilegais e uma renomada mineradora nacional. Enquanto desvendam uma perigosa teia de crimes e segredos, essas mulheres precisam lidar com seus próprios fantasmas e dramas pessoais.

Objetivo de Aruanas

Série brasileira de ficção livremente inspirada em fatos reais, Aruanas tem um propósito claro: alertar para a crise ambiental mundial e valorizar e proteger o trabalho de ativistas. Em uma coprodução entre Globo e Maria Farinha Filmes, action drama thriller vai além do suspense e da ação ao ressaltar o debate sobre a preservação da biodiversidade e, consequentemente, da vida. 

Escrita por Estela Renner e Marcos Nisti, com a colaboração de Pedro Barros, a série quer mostrar a importância dos defensores do meio ambiente, que arriscam suas vidas em defesa de justiça, igualdade e de um mundo mais sustentável para a sociedade e para as gerações futuras.

Sob a direção artística de Carlos Manga Jr. e direção geral de Estela Renner, a série contou com a parceria técnica do Greenpeace e conta o apoio de algumas das mais importantes organizações sociais de direitos humanos e ambientais do mundo, como: Anistia Internacional; WWF; Global Witness; UN Environment; UN Women; Open Society Foundations; Instituto Betty & Jacob Lafer; Rainforest Foundation; Avaaz; 350.org; Instituto Socioambiental; IPAM; SOS Mata Atlântica; IMAZON; Conectas; Justiça Global; ISER; Greenfaith e APIB.

A sustentabilidade além da temática

Em Aruanas, o conceito sustentável e de respeito ao entorno extrapolou a história e permeou toda a realização da série. Refletindo o compromisso socioambiental da Globo e da Maria Farinha Filmes, primeira produtora audiovisual brasileira certificada pelo Sistema B., a série reutilizou 90% do figurino, reciclando roupas de segunda mão, gerando menor produção de resíduos.

Além do elenco e da direção, 47% da equipe de produção foi composta por mulheres, num movimento que valorizou o empoderamento feminino. No elenco, que contou com 131 participações e 2000 figurantes, 33,8% das pessoas moravam na região da floresta Amazônica.

Distribuição e alcance global

Aruanas será lançada mundialmente no dia 02 de julho, chegando a mais de 150 países, com legendas em 11 idiomas: inglês; espanhol; francês; italiano; alemão; holandês; russo; árabe; hindi; turco e coreano. A série estará disponível em aruanas.tv, em um ambiente powered by Vimeo, onde poderá ser comprada por US$ 12,90. De julho a outubro, 50% das vendas serão doadas para uma iniciativa (a ser revelada) de proteção da floresta amazônica.

No Brasil, Aruanas será disponibilizada na íntegra no Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo. Em uma exibição especial, o primeiro episódio irá ao ar na Globo, principal canal de TV aberta do país, que chega a 100 milhões de pessoas todos os dias, no dia 03 de julho. O primeiro episódio também poderá assistido pelos mais de 4 milhões de assinantes através dos canais internacionais da Globo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade