Proibido?

Presidente da Rede Brasil tem três canais de TV em São Paulo

Marcos Tolentino foi convocado para depor na CPI da Covid

Publicado em 31/08/2021

A Rede Brasil de televisão está envolvida em mais uma polêmica, dessa vez, a situação é ainda mais séria do que parece. Na próxima quarta-feira (1), a CPI da Covid recebe o advogado e empresário Marcos Tolentino, presidente do canal.

De acordo com informações da newsletter todatela, de Ítalo Bertão Filho, os senadores investigam a relação do executivo com o FIB Bank, companhia fidejussória que esteve no meio da compra, pelo Ministério da Saúde, da vacina indiana Covaxin, contra a covid-19. Porém, um pequeno problema foi notado.

A reportagem, junto à base de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), analisou os dados da emissora e constataram que Tolentino tem três canais de TV em São Paulo. O grande problema envolvendo tudo isso, é que donos de emissora de televisão não podem ter mais de um canal na mesma cidade.

Isso só é possível porque as concessões pertencem a empresas diferentes, com diferentes controladores e estão localizadas em diferentes cidades nos arredores de São Paulo mas, com antenas sediadas na capital. A geradora da Rede Brasil também não está localizada em São Paulo, mas sim em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde possui o nome fantasia do Sistema Pantanal de Comunicação S/C Ltda.

Ainda segundo a matéria do todatela, uma dessas retransmissoras pode ser captada na capital paulista, com sua concessão que ocupa o canal 32 UHF – virtual 10.1 -, que foi comprada em março pela Igreja Universal, que transmite o sinal da TV Templo com programação religiosa. Porém, a retransmissora acaba fazendo o papel de geradora, o que também é proibido pelo código de Radiodifusão.

A retransmissora da capital também pertence ao Sistema Pantanal e passou a transmitir metade da sua programação diária com a Igreja Mundial do Poder de Deus. A Rede Brasil também foi beneficiada recentemente com a medida provisória 1018, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, e faz a emissora ser carregada como canal obrigatório no line-up da TV paga.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade