"Pixelada"

Por que a imagem de Laços de Família está tão “ruim” na Globo?

Emissora cortou imagem ao invés de esticá-la para caber no formato desejado

Publicado em 09/09/2020

A Globo estreou, na última segunda-feira (7), uma nova reprise da novela Laços de Família, exibida originalmente, em 2000, na faixa das 21h. À parte de a trama ser um clássico de Manoel Carlos e trazer muita nostalgia aos telespectadores, algo chamou a atenção: a imagem prejudicada.

Por que o visual de Laços de Família está tão ruim, no Vale a Pena Ver de Novo? A resposta não é muito difícil. A emissora carioca optou por alguns caminhos equivocados, que levaram o público até reclamar nas redes sociais.

Primeiro, a Globo cortou a imagem para caber no formato 16:9, usado nas transmissões HD. Isso deixa tudo horizontalmente retangular. Além disso, essa opção fez com que se perdesse qualidade visual. As cenas aparecem pixeladas, cheias de quadradinhos, afetando a definição.

Em tempos de transmissão em 8K, é estranhíssima a atitude da Globo, que teve maior cuidado, por exemplo, com uma trama mais antiga, do mesmo Manoel Carlos. Em Por Amor, a imagem não foi ‘cropada’, mas apenas esticada, o que já é ruim, mas mantém os pixels no lugar. Prova disso, é que não houve um choque ao ver a saga da Helena, de Regina Duarte, em 2019.

Outras novelas gravadas no formato 4:3, como Senhora do Destino, Celebridade ou Belíssima, tramas mais recentes, também não enfrentaram essa questão de estar ‘pixelada’ ou, pelo menos, não foi algo perceptível aos olhos do telespectador.

Veja as imagens prejudicadas

Veja os tuítes  

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade