Afastado

Por Onde Anda José Mayer, o Pereirinha de Fina Estampa?

Mesmo sem contrato com a Globo, ator voltou ao ar em horário nobre

Publicado em 29/03/2020

A novela Fina Estampa está fazendo sucesso em sua reprise na faixa das 21h da TV Globo, desde a semana passada. Na história escrita por Aguinaldo Silva, o ator José Mayer viveu Pereirinha, marido de Griselda (Lília Cabral) que só aparece depois de alguns capítulos. Faz 15 anos que a família não o vê, e todos creem que ele esteja morto após desaparecer num acidente no mar.

Fina Estampa cobre por tempo indeterminado a lacuna de Amor de Mãe, de Manuela Dias, cujas gravações foram suspensas devido à pandemia de Coronavírus. A volta da novela fez muitos espectadores se perguntarem por onde anda José Mayer, que integrou o elenco de tantos trabalhos ao longo de quase 40 anos. A saber, o último trabalho do ator até aqui foi na novela A Lei do Amor (2016/17), de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, no papel de Tião Bezerra.

Denúncia de assédio e fim de vínculo com a TV Globo

E foi justamente em A Lei do Amor que se deu uma grande polêmica que “queimou” José Mayer, como se diz. Uma integrante da equipe de figurino da produção, Susllem Tonani, acusou Mayer de assédio sexual, quando a novela estava perto do final, em março de 2017.

Desde então o ator não participou de nenhum projeto na TV Globo, e seu vínculo com a emissora foi encerrado no começo de 2018. Só para ilustrar, Aguinaldo Silva queria José Mayer no papel do mendigo Feliciano em O Sétimo Guardião, mas o personagem acabou ficando com Leopoldo Pacheco.

Atualmente, José Mayer está com 70 anos. Ele tem enfrentado alguns problemas de saúde nos últimos tempos, devido ao fato de ser portador de uma doença chamada granulomatose de Wegener. Esse mal de saúde pode matar se não for diagnosticado e tratado a tempo. Trata-se de uma doença autoimune que afeta os vasos sanguíneos dos rins, pulmões e vias respiratórias, conforme nota do portal de notícias G1 à epoca do diagnóstico.

Após tantos trabalhos de sucesso, a curiosidade sobre por onde anda José Mayer é natural

José Mayer fez sua primeira novela na TV Globo em 1983: Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu. Seu papel era o de Ulisses, funcionário das Lojas Charlo’s que desejava ser astro do ringue. Anteriormente, o ator deu voz ao Burro Falante do Sítio do Picapau Amarelo (1977/86) e fez algumas pontas em novelas, além da minissérie Bandidos da Falange, gravada em 1982 e exibida no começo de 1983.

Começou aí a frutífera ligação de José Mayer e Aguinaldo Silva, que escreveu a minissérie com Doc Comparato. O novelista teve Mayer no elenco de outros trabalhos seus, como Tieta (1989/90), A Indomada (1997) e Império (2014/15). Com efeito, também devem ser citados momentos como O Pagador de Promessas (1988), Fera Radical (1988), Agosto (1993) e Laços de Família (2000/01).

José Mayer no momento está retirado da carreira, tanto pela falta de convites recentes quanto pelos cuidados com a saúde que se tornaram inevitáveis. Susllem Tonani não quis processá-lo pelo assédio sexual que declarou ter sofrido.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade