Inesquecível vilã

Por onde anda Joana Fomm, a Perpétua de Tieta?

Novela chegou nesta quarta (10) à plataforma GloboPlay

Publicado em 10/06/2020

A chegada da novela Tieta (1989) ao catálogo do GloboPlay, vem causando rebuliço entre os usuários da plataforma de streaming, à qual ela chegou nesta quarta-feira (10).

Ao mesmo tempo em que tornam a acompanhar a trajetória de uma das mais icônicas personagens do escritor baiano Jorge Amado, muitos espectadores têm se perguntado o que foi feito da carreira de Joana Fomm, atriz que interpretou a inesquecível vilã Perpétua no folhetim.

O fato de a atriz, hoje com 80 anos, já ser bastante conhecida quando atuou em Tieta não impediu este trabalho de ser um marco em sua carreira. Isso não significa, porém, que seu passe tenha se supervalorizado na Globo depois disso.

Em 1994 – apenas cinco anos após o desfecho de Perpétua -, Joana deixou o plim-plim para fazer As Pupilas do Senhor Reitor, no SBT. De lá para cá, ela alternou trabalhos na rede dos Marinho e nas demais emissoras, chegando a viver a grande vilã de Serras Azuis (1998), novela da Band.

Controle remoto

A última novela de Fomm na Globo foi Malhação: Pro Dia Nascer Feliz (2016), onde ela interpretou a afável vovó Dona Cleo. Neste meio tempo, ela fez uma participação especial na segunda fase de Apocalipse (2017), trama bíblica da Record TV, hoje em reprise. O público atual da história, porém, não a viu em cena – já que todas as suas sequências foram cortadas na ‘edição especial’ da história do fim dos tempos.

Durante a pré-produção de O Sétimo Guardião, o autor Aguinaldo Silva – também responsável pela adaptação de Tieta – expressou várias vezes o desejo de contar com Joana Fomm no elenco de sua nova obra, o que acabou não acontecendo.

Até por conta disso, a aparição mais recente da estrela na Globo – e na TV brasileira como um todo – se deu apenas em uma participação especial no seriado médico Sob Pressão. Ela interpretou a freira irmã Graça.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade