Seguindo o mercado

Podcasts da Globo ganham espaço no Globoplay

Vários nomes foram contratados para se juntar aos programas de áudio

Publicado em 21/01/2021

O crescimento da presença do áudio digital no dia a dia dos brasileiros foi o tema do AudioDay Globo 2021, realizado na tarde desta quinta-feira, 21, com a participação de executivos da empresa, mercado publicitário, profissionais do mercado independente ligados à produção e distribuição de podcasts e talentos que integram o catálogo de áudio da Globo.

Na ocasião, a Globo apresentou também sua estratégia para este segmento ao lançar o Globoplay como um hub de podcasts, que passa a reunir em um ambiente único os mais de 80 podcasts de sucesso produzidos internamente pelo G1, GE e GShow, novos títulos produzidos por criadores e produtores independentes e ainda a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP, mais um avanço em seu processo de transformação digital e o relacionamento direto com o consumidor.

Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, falou sobre a trajetória de transformação da empresa, que aposta na qualidade e na diversidade dos mais variados conteúdos e plataformas de áudio digital para estar cada vez mais perto do consumidor.

“Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje”, disse Nóbrega.

A principal novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país. A partir de agora, os programas Mamilos e Braincast, dois dos mais ouvidos nas plataformas de streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.

“É indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura, comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da rede para o futuro do podcast no Brasil”, aponta Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.

“Participamos ativamente desse mercado desde 2005 e nos últimos anos o vimos crescer, tanto em número de ouvintes, quanto na oferta de conteúdo e na sofisticação da participação das marcas nessas conversas. A consolidação do mercado de áudio aponta para a diminuição do número de players, à medida em que se busca otimizar os esforços para atrair audiência e anunciantes. Nesse contexto, no momento que a Globo nos fez o convite de parceria, não tivemos dúvida de que era a melhor escolha. É uma marca brasileira, associada a um padrão de qualidade, com a qual temos orgulho de agora unir nossa trajetória”, conta Carlos Merigo, sócio do B9 e apresentador do Braincast.

Outras parcerias com influenciadores relevantes das redes sociais, como Kaique Brito, Jeska Grecco, Samir Duarte e Amanda Dias, também foram anunciadas durante o evento. 

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