FIGURINO

Pilar e suas roupas amarelas: por que a médica de Nos Tempos do Imperador só usa essa cor?

Entenda a escolha das peças vestidas pela personagem

Publicado em 21/09/2021

Se você acompanha dia a dia a novela Nos Tempos do Imperador, deve ter percebido que Pilar (Gabriela Medvedovski) tem um figurino peculiar. Não são vestidos pomposos. Eles têm uma modelagem diferenciada, apresentando sempre um ou outro detalhe masculino. Além disso, uma cor sempre predomina: o amarelo.

A personagem é uma das de maior destaque da trama das seis, tendo como missão maior se transformar na ‘primeira médica do Brasil’ em uma época na qual os espaços eram ocupados sobretudo por homens. Para acompanhar essa história de superação, vestimentas que passem uma mensagem de luta e resistência. É isso o que quis Beth Filipecki, uma das figurinistas da novela.

Segundo a profissional, a equipe realizou uma pesquisa minuciosa para determinar uma cor para cada personagem. O amarelo caiu como uma luva para a trajetória de Pilar. “Ela representa a luz solar, a ideia da esperança, o que reproduz a liberdade. É progressista, está com a cabeça voltada para ser a primeira médica do Brasil. Junto com a irmã Dolores (Daphne Bozaski) foi criada sem mãe e sem afeto, por isso construímos um figurino mais seco, sem bordados, enquanto estão na fazenda”, conta Beth.

Fora a cor, toda a composição dos trajes usados por Pilar visa traduzir o empoderamento da mulher. Muitas peças usadas na época foram deixadas de lado por não representar quem a personagem é. O despojamento da namorada de Samuel (Michel Gomes) não combina com espartilhos ou muitos babados, por exemplo.

Quer saber se Pilar, a primeira médica do Brasil, existiu mesmo? Descubra aqui em um post exclusivo!

Mais informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Nos Tempos do Imperador

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade