Empatia

Lumena se posiciona contra transfobia no BBB 21: “Pessoas se maquiam para serem reconhecidas”

A psicóloga deu uma aula sobre desconstrução de gênero

Publicado em 27/01/2021

Na tarde desta quarta-feira (27), a Avon fez uma ação na casa do BBB 21 para que os brothers tivessem um dia de beleza. Entretanto, o que era para ser uma tarde divertida tornou-se uma discussão entre Caio e Lumena sobre representatividade e transfobia.

O brother, assim como Fiuk, foi maquiado pelas meninas. Lumena se posicionou contra, pois, de acordo com a psicóloga, ela tem diversos relatos de transfobia em que pacientes e amigos já a procuraram com ideias suicidas.

Além disso, a maquiagem é uma forma de identidade de gênero: “Pessoas se maquiam para serem reconhecidas, é algo muito sério, não é apenas uma brincadeira, é identitário”.

Gilberto também se sentiu incomodado com a performance e abriu o coração. O mórmon contou que, quando estava na igreja, encontrou um missionário que dizia que ele devia se sentar como um menino.

O doutorando em economia relata que, na época, tirava fotos com trejeitos estereotipados para treinar sua masculinidade: “Eu ficava com vergonha e treinando como deveria ser masculino. Demorei para me aceitar”.

Viih Tube também mostrou empatia e apoio pelo brother e a toda a comunidade transgênero: “Muitas pessoas se sentiram representadas nesse momento com esse depoimento (…) Todo mundo errou, aplaudiram quando eles desceram também. Mas esse papo é muito importante, principalmente ali dentro”

A cobertura completa do BBB 21 você acompanha no Observatório da TV!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade