A arte imita a vida

Personagens de Império podem ter sido inspirados em pessoas reais

Léo Dias teria servido de inspiração para o personagem Théo Pereira, vivido por Paulo Betti

Publicado em 08/12/2014

Alguns personagens da novela Império vêm chamando atenção do telespectador por ter uma certa familiaridade com pessoas conhecidas da vida real. O fato não é uma simples coincidência, o próprio autor Aguinaldo Silva revelou na última segunda-feira (01), durante uma entrevista ao Vídeo Show, que a maioria dos seus personagens são inspirados em pessoas da vida real, já que trabalhou por 17 anos como jornalista, assim a antiga profissão serve de inspiração para criar seus personagens.

Listamos alguns personagens de Império que têm muita semelhança com pessoas reais.

Comendador José Alfredo: O protagonista da trama das nove tem muitas semelhanças com um empresário português de nome José Berardo. Em Império José Alfredo Medeiros enriqueceu explorando diamantes e usa somente roupas pretas. O empresário português enriqueceu explorando ouro e também usa roupas pretas. Ambos ostentam o título de comendador. O personagem de Império tem manias de arrumar a própria cama e preparar o próprio café, Aguinaldo Silva revelou que essas manias foram inspiradas no próprio autor, que costuma fazer essas mesmas coisas que o personagem faz.

Théo Pereira: O jornalista venenoso, que é odiado por muitas celebridades, tem grandes semelhanças com o jornalista Léo Dias que é colunista de um jornal carioca, é conhecido por dar vários furos de reportagens de famosos, semelhante ao personagem da novela das nove. O próprio intérprete Théo Pereira, o ator Paulo Betti, fez laboratório com o jornalista Léo Dias antes de estrear em Império.

Orvile Neto: O núcleo do pintor tem algumas semelhanças com a história do cantor Belo. Na vida real o cantor foi preso enquanto era namorado de Viviane Araújo, que ia visitá-la na penitenciária e quando sai da prisão termina com Viviane e se envolve com outra mulher. Em Império a história do pintor é semelhante com a de Belo, Orvile é preso recebe visitas de sua atual esposa Juju Popular, uma rainha de escola de samba e acaba se envolvendo com a advogada Carmen e vai morar com a advogada após sair da prisão. Especulou-se que Viviane Araújo interpretaria a personagem Juju Popular, mas como ficaria estranho, ela interpretar sua própria história, sua personagem foi alterada, Viviane Araújo passou a interpretar a manicure Naná e Chris Viana ficou com a rainha de bateria, que supostamente seria Viviane Araújo na vida real.

Em outras obras de Aguinaldo Silva foi possível perceber outros casos de personagens supostamente baseados em histórias reais. Em Senhora do Destino, exibida em 2004, a trama central era baseada na história do garoto Pedrinho que foi sequestrado ainda quando era bebê, e o caso só veio a tona anos depois. Na novela da Globo, Pedrinho foi interpretado pela atriz Carolina Dieckman e sua personagem passou a chamar-se Lindalva ou Isabel.

Nas minisséries Cinquentinha, exibida em 2009 e Lara com Z, exibida em 2011, uma outra personagem chamava atenção pela semelhanças com uma pessoa existente na vida real. A personagem em questão era Sandra Heipert, interpretada por Paola Crossara e Eliane Giardini, era uma jornalista que cobria o universo de celebridades que perseguia a personagem Lara, interpretada por Susana Vieira. Sandra Heipert tem várias semelhanças com a blogueira do Portal R7, Fabíola Reipert que curiosamente trava uma briga na vida real com a atriz Susana Vieira.

Coincidência ou não, pode-se dizer que nesse caso a arte imita a vida.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade