PEGN trata da exportação de alimentos típicos do Brasil

Publicado há 3 anos
Por João Paulo Reis
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O “mercado da saudade” é aquele especializado em comercializar produtos nacionais para os mais de 3 milhões de brasileiros que moram fora do Brasil. No primeiro semestre deste ano, a exportação de pé de moleque aumentou mais de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. A de pão de queijo, 61%, e a de polpa de frutas tropicais, mais de 95%. Foi pensando nesses números que Humberto e Rodrigo decidiram vender no Exterior algo que lembrasse ainda mais a comida de casa: a pamonha cremosa. O Pequenas Empresas Grandes Negócios deste domingo, dia 8, conta a história dos dois empresários, que investiram R$ 200 mil em uma fábrica no interior de São Paulo com foco no preparo da pamonha para exportação. Segundo a reportagem, já foram mais de 90 mil pamonhas enviadas para brasileiros de oito países, entre Estados Unidos, Suíça, Bélgica e Japão.

Leia também: Tempo de Amar “surfa” na boa fase das novelas da Globo

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para quem deseja exportar alimentos pela primeira vez, o programa dá o passo a passo no mercado internacional. Adaptar embalagens, rótulos e a receita às regras de cada país é uma das dicas apresentadas pela edição. Segundo a reportagem, a pamonha produzida pelos empresários Humberto e Rodrigo, por exemplo, não leva leite devido a restrições. O programa dá dicas de como divulgar o produto lá fora e ainda estima o tempo necessário para estabelecer a presença da marca brasileira no Exterior.

Além disso, o ‘PEGN’ apresenta um negócio inovador que procura recolocar no mercado quem tem mais de 50 anos e muita dificuldade para voltar a trabalhar. Esse é um exemplo de “startup social”, uma iniciativa que, além do lucro, quer gerar impacto positivo na sociedade. Segundo entidades especializadas, os recursos disponíveis para empresas que trabalham em setores de impacto social aumentaram no país. O programa mostra detalhes de como funciona esse empreendimento e qual a sua repercussão positiva na contratação de funcionários com mais idade.

O Pequenas Empresas & Grandes Negócios vai ao ar aos domingos, logo após o Antena Paulista, em São Paulo, e depois do Globo Comunidade, no restante do Brasil.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio