Parabéns pra Você: há 35 anos, minissérie da Globo tratava da crise dos 40

Publicado em 16/02/2018

Em 16 de fevereiro de 1983, foi ao ar o primeiro dos treze capítulos da minissérie Parabéns pra Você. Escrita por Bráulio Pedroso, autor de clássicos da teledramaturgia como Beto Rockfeller (Tupi, 1968/69) e O Rebu (Globo, 1974/75), a história apresentava como protagonista Antônio Mendonça (Daniel Filho). Casado com Maria Rita (Débora Duarte) há 12 anos, quando jovem ele pensava em se tornar engenheiro ou médico, e se vê aos 40 anos sem qualquer perspectiva, vivendo de dar aulas de física. Ele acaba se envolvendo com uma aluna de 18 anos, Irene (Fernanda Torres).

A minissérie apresentava depoimentos de figuras do cenário artístico que estavam na mesma faixa etária de Mendonça na ocasião – como o cantor e compositor Gilberto Gil, o cartunista Henfil, o cineasta Cacá Diegues, o filósofo e roteirista Luiz Carlos Maciel e o pugilista Éder Jofre – e compunham com fatos reais o panorama ficcional, ao concederem entrevistas para um programa que Maria Rita desenvolve ao identificar dentro da própria casa um tema que interessa a muitas pessoas: a questão da crise dos 40 anos. Um dos entrevistados, Volber (Juca de Oliveira), marido de Helena (Isabel Ribeiro), acaba se envolvendo com Maria Rita. Mas ao final o casal central resolve recomeçar, não se divorcia e uma nova vida começa para eles, que terminam a minissérie juntos.

Leia também: Há 50 anos, a Globo estreava três novelas no mesmo dia

No elenco ainda as presenças de Altair Lima, Norma Bengell, Antonio Pedro, Cláudio Corrêa e Castro, Ítalo Rossi, Oswaldo Loureiro, Jorge Dória, Marcos Plonka, Tânia Scher, Sérgio Ricardo (sim, o músico), Zilka Salaberry e Tony Correia, entre outros. A direção era de Marcos Paulo e Dênis Carvalho, e a produção era do próprio Daniel Filho.

Talvez por se conectar muito com uma temática da época, e por não ter alcançado repercussão muito grande, Parabéns pra Você nunca foi reapresentada no Brasil. O tema de abertura, “Hey Jude” na gravação original dos Beatles, que embalava a performance de uma bailarina (a atriz Juliana Carneiro da Cunha) que dançava como um polichinelo e ao final soprava as velinhas de um bolo, pode ter atrapalhado caso se desejasse reaproveitar a minissérie, mas nada que uma troca de música não resolvesse. O último capítulo foi ao ar em 4 de março de 1983.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade