Será Luisa

Para viver abolicionista na novela das 6, Mariana Ximenes revela ajuda de atriz: “Aliada na trama e na vida”

Artista conta o aprendizado ao estudar a personagem

Publicado em 08/08/2021

Mariana Ximenes está no elenco principal da nova novela das seis, Nos Tempos do Imperador, que estreia nesta segunda-feira (9), na Globo. Ela interpretará Luisa, a Condessa de Barral. Cheia de classe e inteligente, ela voltará ao Brasil para educar as filhas de Dom Pedro II, papel de Selton Mello.

O imperador, casado com Teresa Cristina, vivida por Letícia Sabatella, vai se apaixonar perdidamente por Luisa. Mas fora a história de amor, a personagem de Mariana Ximenes terá a ver também com a abolição da escravatura, assinada pela princesa Isabel, mas que mobilizou inúmeros representantes da corte real e da sociedade.

“Só conheci Luísa quando li o livro da Mary del Priore sobre ela. A história é contada de uma ótica só e num ponto de vista apenas, mas temos outras pessoas que precisam ser enaltecidas. O núcleo da Pequena África, por exemplo, tem personagens muito fortes e importantes. A abolição não foi só feita pela princesa Isabel. Tiveram vários outros heróis que ajudaram a chegar a esse ponto. Ela assinou a Lei Áurea, mas tem muita gente por trás que fomentou esse movimento“, declarou a atriz em entrevista ao jornal Extra.

Mariana revela que percebe semelhanças entre ela e a Condessa de Barral. “Como eu, Luísa quer uma sociedade mais igualitária com direitos para todos, sem qualquer tipo de preconceito, racismo, machismo. Já naquela época, ela lutava por respeito e liberdade e sou uma pessoa com esse propósito também”, assume.

Segundo a artista, para interpretar a abolicionista e se aprofundar no assunto, tem lido autoras influentes no movimento negro. “Já aprendi muito com mulheres maravilhosas como Fernanda Felisberto, Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo… É um assunto que me permeia faz tempo e estou sempre antenada“, contou.

Além das leituras temáticas, Mariana Ximenes disse ter recebido ajuda de uma colega, em especial, que também está no elenco de Nos Tempos do Imperador. “Minha personagem é abolicionista, e Cinnara Leal me ajuda muito a me conscientizar, abrir o radar e o olhar para essas questões. Além de uma aliada na trama, ganhei uma na vida”, expõe a artista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade