Sem definição

Pandemia faz SBT enterrar de vez Poliana Moça; blackout no setor evitou maiores prejuízos

Emissora recuou na produção de novelas e segue sem previsão de retomada

Publicado em 05/01/2021

Um ano após anunciar a segunda temporada de As Aventuras de Poliana, o SBT jogou definitivamente a última pá de terra no projeto, até então encabeçado por Ricardo Mantoanelli na direção. Com toda a produção dispensada entre agosto e setembro do ano passado, mas com cenas iniciais gravadas antes da pandemia, Poliana Moça (nome provisório) deu prejuízo de aproximadamente R$200 mil reais à emissora de Silvio Santos.

Veja também:

    O Observatório da TV apurou com profissionais ligados diretamente à novela interrompida, que, entre contratos encerrados, custos de locação, produção de arte, finalização e outras tantas demandas, o SBT só não teve prejuízo ainda maior porque evitou formar um novo casting com atores caros e em evidência no mercado.

    O modelo de contrato ‘por conveniência’, permitindo uma ruptura sem maiores implicações, também facilitou na dispensa de todos. Mas a regra não valeu para Sophia Valverde (Poliana) e Igor Jansen (João), que seguem com contrato em vigor com o SBT. No entanto, todos os outros atores, como é sabido, foram liberados. E isso inclui também produtores com mais de 20 anos de casa e outros diretores.

    A principio, sobre a reativação da dramaturgia, é tudo uma incógnita, uma grande incerteza, informa a fonte. Não existe qualquer resposta sobre o futuro do setor a médio prazo. Em tempo, o pouco que foi produzido da segunda temporada, de certo, não terá mais utilidade e ficará arquivado como registro de um lamentável momento do canal de Silvio Santos.

    Em contato, o SBT não comentou sobre custos do que já foi produzido daquilo que seria a segunda temporada, mas esclareceu sobre as reformas na cidade cenográfica da novela. “Qualquer reforma de estruturas é natural devido ao desgaste. E de qualquer forma a cidade cenográfica será reformulada para a próxima novela que internamente estamos nomeando de Poliana Moça, ainda sem data definida”, afirma a comunicação, indo na contramão das pessoas ouvidas pelo site.

    Mais de Poliana

    As Aventuras de Poliana estreou em 16 de maio de 2018. A história escrita por Íris Abravanel a partir da obra de Eleanor H. Porter completou quase 26 meses no ar. O último capítulo (de número 564) foi ao ar na segunda-feira, dia 13 de julho de 2020.

    Em termos de tempo em cartaz, o folhetim passou a histórica Redenção (1966/68), de Raimundo Lopes, exibida pela TV Excelsior. No entanto, com seus 596 capítulos, a produção protagonizada por Francisco Cuoco segue na posição de novela brasileira com mais capítulos até hoje.

    Saiba por onde andam alguns atores de As Aventuras de Poliana:

    Gabriela Petry – Intérprete da professora de música Sophia, a atriz não renovou contrato para a segunda temporada da novela após ser aprovada para um papel na minissérie O Anjo de Hamburgo, com filmagens ocorridas no início de 2020, antes do boom da pandemia da Covid0-19.

    A produção terá Sophie Charlotte como protagonista, direção de Jayme Monjardim e será inteiramente falada em inglês. À época, o Observatório da TV publicou com exclusividade a informação, negada pela atriz e confirmada pouco tempo depois.

    Thaís Melchior – A tia Luísa, de As Aventuras de Poliana, já é passado na carreira da atriz. Desligada do SBT e recontratada pela Record TV, ela deu uma repaginada no look para viver a judia Raquel, em Gênesis, a nova novela bíblica do canal de Edir Macedo.

    Victor Pecoraro – Ator que interpretou o personagem Afonso, recusou papel em Gênesis para se aventurar na política, em São Caetano do Sul, em São Paulo, nas eleições municipais de 2020. Candidato a vereador, o galã não se elegeu após receber apenas 71 votos.

    Flávia Pavanelli – A atriz e digital influencer havia acertado seu retorno ao SBT para a continuação de “Poliana”, mas encerrou seu contrato após a interrupção do projeto. Atualmente ela é nome forte para integrar o Camarote do BBB21.

    Larissa Manoela – Atualmente é contratada da TV Globo, onde protagonizará a novela Além da Ilusão. No folhetim de ela volta a interpretar irmãs gêmeas: Isabela e Isadora.

    Letícia Tomazella – A atriz que deu vida a Arlete, acertou com a Record TV para também atuar em Gênesis, próxima novela bíblica da emissora.

    © 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
    Site parceiro UOL
    Publicidade