O Tempo Não Para: Menelau e Cesária reencontram Dom Sabino e família

Publicado em 08/08/2018

Nos próximos capítulos de O Tempo Não Para, a emoção tomara conta da família Sabino Machado. Marciana (Cyria Coentro) levará os dois congelados perdidos para a casa de Eliseu, onde está hospedada a família Sabino. Menelau (David Junior) e Cesária (Olívia Araújo) chegarão ao local e reconhecerão logo os seus antigos ‘donos’. “Cesária… Menelau… Folgo em vê-los! Então, despertaram do sono de 100 anos”, dirá Dom Sabino (Edson Celulari).

Dona Agustina (Rosi Campos) ficará surpresa com a presença dos seus ex-escravos. “Nem tudo está perdido! Eu chamei, Cesária apareceu! Deus escutou as minhas preces!”, revelará a dona. Cesária beijará a mão de Dona Agostina e Marocas (Juliana Paiva) chorará com a cena. “Que alegria ver a sinhá!…que alegria! Eu tava desesperada!… Lá fora tá cheio de monstro, umas carruagem que ronca e solta fumaça pelas venta!… Nóis morreu e veio tudo pro inferno!”, dirá Cesária.

Veja também: Desconfiada, Paulina diz a Marocas que ela é uma fraude, em O Tempo Não Para, na Globo

O que deixará os dois assustados é que nesse século, não existe mais escravos. E eles estão livres. “Menelau… meu caro Menelau, levante-se. Você não precisa mais se ajoelhar diante de ninguém! Você é um homem livre, agora! Ninguém jamais ousará colocar as mãos sobre você de novo, para lhe dominar… agora você é livre!”, dirá a jovem para o antigo criado.

Sem entender, Cesária contraria Marocas

“Baixa a cabeça, negro!… Respeita!”, dirá Cesária para o amigo. Mas Marocas repetirá o argumento do fim da escravidão para ela. “Não! Todo homem é livre agora! E toda mulher também, Cesária”, revelará.

Dom Sabino fará questão de apertar a mão de Menelau de igual para igual. “Minha filha não mente. A partir deste momento, você me chamará pelo nome, Menelau. Não há mais senhores nem escravos. Eu tenho a honra de apertar a sua mão. De igual para igual”, sentenciará, que em seguida apertará a mão do ex-escravo. Menelau ficará sem ação e Cesária chorará. Mesmo libertos, eles não sairão de perto da família Sabino Machado.

O Tempo Não Para é uma novela escrita por Mario Teixeira, com colaboração de Bíbi Da Pieve, Marcos Lazarini e Tarcísio Lara Puiati, com direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Marcelo Travesso e Adriano Melo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade