O Tempo Não Para: Dona Agustina sente falta do passado: “Às vezes desperto pela manhã e penso estar em nossa antiga casa da Freguesia”

Publicado em 27/09/2018

Nos próximos capítulos de O Tempo Não Para, Marocas (Juliana Paiva) perceberá uma melancolia no olhar de sua mãe. A jovem perguntará a matriarca da família Sabino Machado, o que realmente está acontecendo.

Leia: O Tempo Não Para: Barão diz para Betina que Samuca o confrontou

Dona Agustina (Rosi Campos) relatará que Mariacarla (Regiane Alves) relatou que acharam os destroços do navio Albatroz. “Pois bem, ela (Mariacarla) trouxe-nos a notícia de que foram encontrados os destroços do Albatroz… Há grande chance de seu pai ter em mãos em breve a apólice do seguro… Enfim, nossa fortuna parece estar próxima de ser resgatada… Ou parte dela”, declarará Agustina.

Saiba mais: O Tempo Não Para: Amadeu debocha do trabalho de Dom Sabino: “Catador de lixo fazendo carreto na Freguesia do Ó”

Marocas revelará para a mãe que essa notícia é ótimo. E não entende o motivo de sua tristeza. “Não entendo… Essa é uma excelente notícia… Afinal, nossa família poderá viver sem sobressaltos novamente, sem depender da generosidade alheia… E também retribuir a todos que nos ajudaram… O que há de errado, mamã?”, indagará a jovem. “Tudo, minha menina, tudo”, afirmará a mulher do século 19.

Saudade do passado

Agustina revelará para a filha que sente muita falta de seu antigo lar e de sua rotina do século retrasado. “Às vezes desperto pela manhã e penso estar em nossa antiga casa da Freguesia… Chego a sentir o cheiro do pão saindo do forno… Do café coado, fresquinho… O cheiro do mato… Ouço o gorjeio da passarada… E sinto-me tão feliz… Mas logo passa… Porque dou-me conta de que tudo aquilo acabou… Não há mais nada… Nem a fazenda, nem os animais… Não há mais o ar puro, a paz… Os costumes, a decência, a fé… É um tempo perdido… Que existe apenas nos meus sonhos”, dirá uma Dona Agustina emocionadíssima.

Marocas tentará confortar sua mamã. “Minha mãe… Eu a entendo… O tempo não voltará… senão em nossas melhores lembranças… Mas o mais importante ainda resiste: mesmo depois de mais de 100 anos, nossa família continua unida… No mesmo amor… No mesmo afeto… E até nas mesmas rusgas… Cá estamos… Tão longe de casa… Mas tão perto ao mesmo tempo… Os Sabino Machado continuam juntos!… E nada há de nos separar!… Jamais!”, concluirá Marocas, abraçando sua mãe em seguida. As duas ficarão emocionadas.

O Tempo Não Para é uma novela escrita por Mario Teixeira, com colaboração de Bíbi Da Pieve, Marcos Lazarini e Tarcísio Lara Puiati, com direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Marcelo Travesso e Adriano Melo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade