O Tempo Não Para: Cesária não aceita viver em edícula na mansão dos Sabino Machado: “Não atravessamos dois séculos pra ir parar numa senzala outra vez”

Publicado em 05/10/2018

Nos próximos capítulos de O Tempo Não Para, os (ex) escravos de Dom Sabino (Edson Celulari) não aceitarão viver em uma pequena edícula longe da grande mansão.

Cairu (Cris Vianna) será a primeira a dizer que não ficará lá. Eliseu (Milton Gonçalves), que estará conhecendo a nova casa de Dom Sabino, achará um absurdo colocar os (ex) escravos lá. “Eu já escolhi meu aposento e faço questão de pagar por ele, agora que tô com a burra cheia”, dirá Cesária (Olívia Araújo) para o ex patrão.

Mas Dom Sabino dirá que eles viverão em uma pequena edícula. “Não será necessário, Cesária… Vocês serão devidamente acomodados em um recanto especial…Os aposentos desta edícula ficarão ao seu dispor, com tudo o que há de mais moderno… Há chuveiro a gás nos banheiros”, relatará Dom Sabino, mostrando as acomodações. Cairu (Cris Vianna) e seus amigos não aceitarão ficar lá. “Isso aqui é uma senzala!”, dirá Cairu.

Leia mais: O Tempo Não Para: Cesária é vítima de racismo em loja luxuosa de São Paulo

Cesária e amigos se revoltam com Dom Sabino

Dom Sabino tentará amenizar o ‘estrago’, mas será tarde de mais. “Eu reafirmo que todos serão pagos em conformidade com as leis trabalhistas vigentes nesta República… Quanto aos aposentos, prometo realizar melhorias na infra-estrutura e comodidades”, pontuará o pai de Marocas (Juliana Paiva).

Cecílio (Maicon Rodrigues), seu filho bastardo, peitará o ‘pai’. “Pode botar fogão de lenha, tapete dos oriente, até brasão de rei e rainha… Aquilo vai continuá sendo uma coisa só: senzala! E eu que num fico!… Quem quiser que me siga!”, dirá Cecílio de saída.

Os escravos seguirão ele e Dom Sabino ficará devastado. “Como assim?… Cecílio, que ideia é essa? Vão abandonar a minha família?… Não!… Eu sou responsável por vocês! Eu não acredito!… Custo a crer que farão uma debandada justo agora, quando recuperei minhas condições de oferecer a vocês o que é justo e direito”, crispará o marido de Agustina (Rosi Campos), mas o leite já estará derramado.

Leia mais: O Tempo Não Para: Dom Sabino fica enfurecido por Marocas não morar com ele na mansão

“Sinhá Agustina, Dom Sabino… Nós tamo em outro tempo, agora somo livre pra decidir o que é melhor e até o que é pior pra nós… Cum todo respeito que eu tenho pela família… Nós num atravessamo dois século pra ir parar numa senzala outra vez… Não mesmo!”, concluirá Cesária, já com o pé na rua.

E, vale lembrar de que ela (Cesária) está rica. Os (ex) escravos colocarão a ‘cara’ no mundo, pois, eles são livres, já Dom Sabino ficará devastado.

O Tempo Não Para é uma novela escrita por Mario Teixeira, com colaboração de Bíbi Da Pieve, Marcos Lazarini e Tarcísio Lara Puiati, com direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Marcelo Travesso e Adriano Melo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade