O Profeta: há 12 anos, Duca Rachid e Thelma Guedes se tornavam autoras titulares

Publicado em 20/10/2018

Em 16 de outubro de 2006, a Rede Globo lançou em seu horário das 18h a novela O Profeta. Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, era uma releitura da novela homônima de Ivani Ribeiro que foi ao ar pela Rede Tupi em 1977/78. A novela ocupou o horário na sequência de Sinhá-Moça, de Benedito Ruy Barbosa, um remake da novela homônima de 1986 recentemente reprisada pelo Canal Viva.

Nova novela de Thelma Guedes e Duca Rachid ganha data de estreia

A história de O Profeta

A novela se passa na década de 1950, ao passo que o original seguia a atualidade da exibição (década de 1970). Marcos (Thiago Fragoso) sai do interior após a morte do irmão mais novo, que ele prevê, mas não consegue impedir. Vai para São Paulo, onde mora a irmã mais velha, a professora Ester (Vera Zimmermann). Na cidade grande, ele se encanta por Sônia (Paola Oliveira). Só que a linda jovem é noiva de seu primo Camilo (Malvino Salvador).

Sônia e Camilo acabam se separando e o caminho parece estar aberto para Marcos. Mas só parece. Clóvis (Dalton Vigh), dono da fábrica de cristais onde a moça trabalha, resolve conquistá-la a qualquer custo. Marcos se envolve com Ruth (Carol Castro), que tem de ambiciosa o que tem de bela. Ao mesmo tempo ele conquista a afeição de Carola (Fernanda Souza). Irmã de Ruth, a moça sofre preconceito e humilhações por ser gorda. As duas moças são filhas de Lia (Nívea Maria), dona de um salão de beleza.

Clóvis e Sônia acabam se casando, e a moça inicia uma vida de opressão e infelicidade. Revoltado, Marcos se deixa influenciar por Ruth, pelo cunhado Henrique (Maurício Mattar) e explora comercialmente o dom da premonição. Chega inclusive a ser a principal atração de um programa de TV. No entanto, forças espirituais do bem e o amor verdadeiro que sente por Sônia o conduzem ao caminho certo.

Órfãos da Terra: Confira o elenco preliminar da próxima novela das seis da Globo

A carreira de Duca e Thelma na teledramaturgia antes de O Profeta

Tanto Duca quanto Thelma já escreviam novelas havia algum tempo na ocasião. Antes de tudo, Duca já em 1993 escrevia novelas. A Banqueira do Povo, produção da RTP em Portugal, teve direção-geral de Walter Avancini e Duca entre seus autores. De volta ao Brasil, ela integrou as equipes das adaptações de Tocaia Grande (1995/96), na Rede Manchete, e Os Ossos do Barão (1997), no SBT. Com ela estiveram Marcos Lazarini e Mário Teixeira, além do veterano Walter George Durst. Ainda, Duca também trabalhou com Walcyr, que junto a Mário escreveu O Cravo e a Rosa (2000/01). Antes de O Profeta, escreveu também para a série infantojuvenil Sítio do Picapau Amarelo, nos anos 2000.

Thelma estreou em novelas como colaboradora de Walther Negrão em Vila Madalena (1999/2000). Colaborou com Walcyr Carrasco em três novelas: Esperança (2002/03), quando o dramaturgo substituiu Benedito Ruy Barbosa; Chocolate Com Pimenta (2003/04) e Alma Gêmea (2005/06). Também escreveu episódios do Sítio do Picapau Amarelo.

Saliente-se que Walcyr Carrasco supervisionou os trabalhos das novelistas em O Profeta apenas nos primeiros 20 capítulos. Inicialmente quem conduziria a novela seria ele, mas como na ocasião Walcyr já trabalhava em Sete Pecados (2007/08), sua primeira novela na emissora fora da faixa das 18h, indicou Duca e Thelma para levarem a cabo o trabalho.

Uma parceria produtiva e duradoura

A partir de O Profeta, as dramaturgas mantiveram uma parceria produtiva. Posteriormente escreveram juntas Cama de Gato (2009/10), Cordel Encantado (2011) e Joia Rara (2013/14). Sem a parceria de Thelma, Duca foi consultora de texto de Manuela Dias na minissérie Ligações Perigosas (2016), da obra de Choderlos de Laclos. A saber, os créditos de O Profeta trouxeram a legenda “uma novela de Ivani Ribeiro”. No entanto, o original da autora pioneira serviu mais como base, uma vez que Duca e Thelma desenvolveram entrechos novos e construíram uma nova história a partir da de Ivani. São elas as autoras da novela da Globo. Junto a elas, também escreveram-na Júlio Fischer e Alessandro Marson.

O Profeta foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo de fevereiro a agosto de 2013. Na ocasião, não foi tão bem quanto poderia. Cabe lembrar que a novela pegou o horário desgastado por uma sequência de “rerreprises” que poderia ter sido evitada. Anteriormente estava no ar à tarde Da Cor do Pecado (2004), pela segunda vez. A substituta de Espelho da Vida, de Elizabeth Jhin, será Órfãos da Terra, nova empreitada da dupla de novelistas. Com a temática dos refugiados que são obrigados a deixar suas terras e enfrentar toda sorte de adversidade, tem tudo para fazer sucesso, em tempos como os atuais.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade