Publieditorial

O impacto cultural e social do grupo de dança Identidade em Movimento (IDM) em São Paulo

Grupo oferece oportunidades de aprendizado em diversas áreas artísticas, além de ser uma referência na cena cultural da cidade

Publicado em 06/12/2023

Uma das maiores metrópoles do mundo, a cidade de São Paulo é uma verdadeira guardiã da diversidade e atividade cultural, sendo responsável por mostrar ao mundo alguns dos tesouros artísticos escondidos nas periferias do Brasil.

E foi justamente na capital paulista que nasceu um movimento direcionado a ser uma nova cara para o entretenimento, mas sobretudo, com o objetivo de transformar vidas e deixar uma marca inconfundível por toda a cidade: o Identidade em Movimento.

Criado em maio de 2009, o IDM nasceu como uma continuação do projeto vocacional no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Idealizado por um grupo de dançarinos, comprometidos em contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural de jovens de diferentes origens socioeconômicas.

Com uma abordagem versátil, o grupo combina danças urbanas, contemporâneas e ballet clássico, em trabalhos como pocket shows e espetáculos, abordando temas da atualidade e do cotidiano, com isso é referência como uma das mais importantes companhias de dança de São Paulo e do País.

Integrantes do grupo Identidade em Movimento

“O IDM não se limita apenas a apresentações em palcos convencionais. Levar a dança “por todos os cantos” da cidade de São Paulo reforça o nosso compromisso em alcançar, envolver e impactar a comunidade de maneira ampla”, ressalta Carlos Eduardo Oliveira, um dos fundadores do projeto.

Segundo o profissional que também atua como professor de dança, coreógrafo e produtor cultural, além da contribuição para a cena cultural, o IDM também se preocupa com a promoção do bem-estar físico e mental para a sociedade através da dança.

“A dança é uma atividade que não só contribui para a forma física, mas também para o bem-estar emocional e mental, desempenhando um papel importante na manutenção da saúde global. A arte definitivamente pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Oliveira.

Um agente transformador

Integrantes do grupo Identidade em Movimento

Um dos grandes diferenciais do IDM além do versátil trabalho com a dança, é o posicionamento do grupo como um agente social transformador, uma vez que oferece aos jovens aulas e workshops, além de uma variedade de outros cursos (fotografia, edição de mídia, design, som e iluminação e organização de eventos).

Fonte de inspiração para seus alunos que, antes desacreditados pela desigualdade social e os preconceitos, hoje enxergam no grupo uma oportunidade para mudarem suas vidas.

“Para todos aqueles que reconhecem a importância da arte na sociedade, sobretudo para os jovens que desejam seguir uma carreira na dança: nosso trabalho é a prova de que a paixão e a dedicação podem levar a realizações de vida significativas”, finaliza Carlos Eduardo Oliveira.

Para conhecer mais sobre o Identidade em Movimento, acesse: https://www.instagram.com/idm.oficial/.

*Conteúdo produzido e enviado por Emily Silva

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade