O Gambito da Rainha, a série que trouxe o xadrez de volta aos holofotes em 2020

A recém lançada produção da Netflix traz destaque ao xadrez e levou termos relacionados ao jogo a um aumento de cerca de 10.000% em suas buscas

Publicado há 2 meses
Por Redação
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em outubro de 2020, O Gambito da Rainha, série de drama lançada com exclusividade na plataforma de streaming Netflix, direcionou os holofotes ao xadrez, um jogo que passava despercebido pela mídia mainstream – até agora.

Na trama da série, a protagonista Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) vive em um orfanato e, enquanto lida com seus vícios e se habitua à sua nova realidade como órfã, encontra no xadrez um refúgio, além de descobrir que possui uma facilidade extraordinária para o jogo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A narrativa aborda uma série de problemáticas, como o vício em substâncias e o machismo no cenário competitivo do esporte, que não está restrito à ficção, conforme apontado pela campeã brasileira de xadrez, Juliana Terao, durante entrevistas recentes.

Além dos questionamentos que a série levanta ao decorrer dos seus episódios, seu nome gera uma pergunta unânime entre os que não estão familiarizados com as estratégias do jogo: o que é um gambito?

Conforme dados disponíveis na plataforma Google Trends, houve um aumento de mais de 10.000% nas buscas dos termos “gambito”, “o que é gambito no xadrez”, “gambito significado”, “gambito xadrez” e “significado de gambito”, apenas para citar alguns exemplos no banco de dados do Brasil.

De acordo com a Oxford Languages, O gambito é uma “artimanha para vencer o adversário”. No xadrez, é uma jogada em que uma peça é sacrificada com o objetivo de conseguir alguma vantagem sobre o oponente. Esse tipo de jogada também é visto como uma forma de mexer com o psicológico do adversário.

O “gambito da rainha” é uma das formas de abrir uma partida de xadrez. Esta, de forma simplificada, se inicia com o avanço do peão da rainha e pode resultar na perda de um peão por fins estratégicos. A jogada tem como uma de suas características liberar mais espaço para que o jogador que fez o gambito movimente suas peças.

Outro termo que sofreu um considerável aumento nas buscas após o lançamento da série foi “Xadrez”, que passou por alguns picos de até 80% em comparação com a média dos meses anteriores.

Não dá para negar que a série despertou o interesse sobre o xadrez e pode até ser um incentivo para que o jogo seja jogado ou acompanhado por mais pessoas em todo o Brasil, mesmo que apenas algumas vezes.

Xadrez na atualidade

Engana-se quem pensa que o xadrez é um jogo antigo, deixado no passado. O xadrez, assim como outros jogos de importância mundial, originou diversas formas de entretenimento, que fazem sucesso até hoje entre aqueles que acompanham esse nicho esportivo.

Além da série, que traz o jogo e a realidade do seu cenário competitivo como dois de seus principais pilares narrativos, há diversos campeonatos mundiais disponíveis para assistir em live streams. Quem se interessa por xadrez e apostas também pode unir o melhor dos dois mundos e apostar online.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio