REFERÊNCIAS

O Cravo e a Rosa vai voltar! Sucesso da Globo é baseado em peça de Shakespeare e novela da TV Tupi

Trama de Walcyr Carrasco começa a ser exibida no dia 6 de dezembro em novo horário da emissora

Publicado em 25/11/2021

A Globo confirmou nesta quarta-feira (24) que no dia 6 de dezembro de 2021 estreará um novo horário em sua programação destinado a telenovelas. O folhetim escolhido para abrir a nova faixa – após o Jornal Hoje – foi o clássico O Cravo e a Rosa, exibida originalmente em 2000.

Escrita por Walcyr Carrasco, a trama foi inspirada, a priori, da célebre peça de teatro A Megera Domada, de William Shakespeare. A obra do dramaturgo inglês retrata cenas sobre casamento, a guerra dos sexos e conquistas amorosas, tudo o que a novela que será reprisada em breve traz para os telespectadores.

Os protagonistas da peça de Shakespeare são Petruchio, um rico viajante, e Catarina, uma mulher amarga, a princípio, e cheia de particularidades. Em O Cravo e a Rosa, o autor optou por manter os mesmos nomes do título gringo, sendo Eduardo Moscovis o Petruchio e Adriana Esteves a Catarina.

Apesar de A Megera Domada ser a principal fonte de Walcyr para escrever o sucesso global de 21 anos atrás, houve ainda outra obra que lhe rendeu muitas inspirações. Trata-se da novela O Machão, exibida na TV Tupi entre 1974 e 1975.

O Machão é um folhetim de Sérgio Jockyman, tendo sido protagonizado por Antônio Fagundes e Maria Isabel de Lizandra. Lembrando que esta telenovela foi adaptada de uma outra, A Indomável, de Ivani Ribeiro, também ‘sugada’ de A Megera Domada, por sua vez transmitida pela TV Excelsior.

A dinâmica do casal principal de O Machão é bem semelhante da novela de Carrasco, uma vez que conta com as mesmas referências. No elenco principal também estiveram Irene Ravache, Lisa Vieira, João José Pompeu, Rogério Márcico e Flávio Galvão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade