Novelas gravam cenas em chroma key para economizar tempo e dinheiro

Publicado em 11/11/2015

Tornou-se uma prática muito comum principalmente em novelas da Globo a utilização do chroma key. O objetivo do recurso é economizar tempo e dinheiro.

O chroma key é uma ténica muito utilizada na televisão, em que se grava determinada cena em um fundo geralmente verde ou azul e posteriormente na hora da edição é colocada uma imagem por cima do fundo azul ou verde. Assim dá a impressão que o personagem está realmente no local da imagem.

Algumas produções da Globo vêm utilizando com frequência essa técnica, principalmente aquelas novelas que as histórias se passam em São Paulo, para evitar que os atores e toda equipe de gravação se desloquem até a capital paulista, utilizam o chroma key, assim economizam tempo e dinheiro. As cenas são gravadas no estúdio da Globo no Rio de Janeiro, no Projac e utlizam o recurso do chroma key.

A novela I love Paraisópolis, que era ambientada em São Paulo, tinha diversas cenas gravadas com o chroma key, embora a produção tenha gravado algumas cenas no início da novela na comunidade de Paraisópolis,  além  de  construírem uma cidade cenográfica  no Projac reproduzindo a favela, porém, mesmo assim, utilizaram o chroma key. Em uma das cenas a produção das sete cometeu uma gafe. A cena se passava em um dos fictícios apartamentos do bairro do Morumbi, e a janela teria que ter a vista para a favela de Paraisópolis, a cena foi gravada em um estúdio no Projac, e utilizaram o chroma key na janela, para posteriormente colocar a imgem da favela, porém na hora da edição esqueceram de colocar a imagem e a cena foi para o ar com o fundo verde na janela.

Uma outra produção Global que era campeã de cenas gravadas com chroma key, foi a novela Amor à Vida, exibida em 2013. A trama de Walcyr Carrasco, era ambientada em São Paulo, e a produção utilizava o recurso para gravar algumas cenas. Principalmente para reproduzir, o núcleo central da história que era o Hospital da Família Cury, que era localizado na Avenida Paulista.

Em A Regra do Jogo, atual novela do horário das nove, algumas cenas são gravadas com o chroma key, a produção utiliza o recurso em cenas em que têm que gravar mostrando paisagens típicas do Rio de Janeiro, para evitar que os atores e equipe vão até uma favela real, usam o recurso para reproduzir cenas que têm o plano aberto. As cenas com planos mais fechados são gravadas no Projac na cidade cenográfica, que reproduz o fictício Morro da Macaca.

Nas novelas Os mutantes e Os Dez Mandamentos o chroma key foi muito usado, porém, nesses casos, o motivo era que ambas as produções tinham muitas cenas com efeitos especias e para realização foi necessário usar a técnica.

O telespectador menos atento pode não perceber a utlização do recurso, mas o telespectador mais atento e que têm noções de televisão, consegue perceber que as cenas  foram gravadas com chroma key.

Veja como é feito a utlização do chroma key:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade