Nova temporada do Que Mundo É Esse? mostra relação entre passado e presente na Rússia

Publicado em 03/10/2017

Maior país em extensão do globo e agente importante no contexto político e econômico mundial, a Rússia passou por amplas reformas desde a dissolução da União Soviética, em 1991. Essas transformações e os contratastes entre o velho e o novo na economia e na sociedade são temas da nova temporada do ‘Que Mundo É Esse?’ que estreia na terça-feira, dia 3 de outubro, às 21h30.  “Nos cinco episódios da série, vamos mostrar como o passado e o presente estão o tempo todo dialogando nessa nova Rússia. Mostramos como as grandes inovações e os projetos de referência do país têm, em alguma medida, base no passado soviético. Isso também se reflete no comportamento das pessoas”, diz André Fran, roteirista do programa.

No estreia, Fran, Felipe UFO e Rodrigo Cebrian mostram os contrastes entre dois eventos. Na Parada Militar do Dia da Vitória, imagens impressionantes escancaram o poderio militar russo e o forte esquema de segurança. Já na Marcha em Homenagem aos Mortos na 2ª Guerra, eles revelam a emoção da multidão, que leva cartazes com fotos dos parentes falecidos. O evento é incentivado pelo presidente Vladimir Putin, como forma de alimentar o nacionalismo e o patriotismo.

Os próximos episódios mostram como o país está se mobilizando para receber a próxima Copa do Mundo, os estádios supermodernos, e como a sociedade russa encara o evento; a questão da liberdade de expressão e de imprensa versus a propaganda do governo; os novos milionários russos e as grandes oligarquias; a influência política do país e os aliados ao Putin. Outro símbolo do contraste entre o passado e o presente no país é o Museu do Cosmonauta. Totalmente moderno e tecnológico, ele lembra o período de ouro da corrida espacial e o legado para o mundo atual.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade