Streaming

Nova temporada de Que Mundo É Esse? mostra o Japão na pandemia

Além de mostrar passageiros confinados em navio, programa fala sobre a cultura do país

Publicado em 26/06/2020

A plataforma de streaming Globoplay passa a apostar cada vez mais em documentários originais e se une à GloboNews, de forma inédita, para exibição em primeira janela da nova temporada do programa Que Mundo É Esse? Japão.

A série, em cinco episódios, foi gravada no início de fevereiro e tinha como objetivo inicial apresentar o Japão neste ano importante, considerado como uma nova era para os japoneses por causa da proclamação do novo imperador e também pela realização dos jogos olímpicos que seriam realizados em julho.

Ao mesmo tempo que André Fran, Rodrigo Cebrian e Michel Coeli desembarcavam em Tóquio, um cruzeiro atracado no porto de Yokohama, próximo à capital japonesa, era o segundo maior epicentro de COVID-19, além de Wuhan, na China, onde teve início a contaminação do vírus.

André Fran Rodrigo Cebrian e Michel Coeli

E mais!

Ao todo, mais de 700 pessoas foram infectadas e 10 passageiros morreram no navio Diamond Princess. Por segurança, autoridades japonesas estavam restringindo o acesso de jornalistas ao local.

Contando com a ajuda de um taxista local, André, Rodrigo e Michel conseguiram credenciamento e tiveram acesso para ficar o mais próximo possível para ver a situação daquelas pessoas, experiência que será mostrada no primeiro episódio da série que estará aberto para não assinantes.

“Era uma espécie de Big Brother do coronavírus naquele momento. Além de nós, tinha imprensa do mundo todo e ficamos em um cercado a cerca de 100 metros do navio. Dali era possível acompanhar os viajantes presos, em quarentena, que recomeçava sempre que um novo caso era confirmado no navio”, revelou Rodrigo Cebrian.

Cultura japonesa

A partir daí, o Que Mundo É Esse? começa a mergulhar cada vez mais na cultura do Japão e conhecer melhor como os antigos costumes ainda interferem na vida dos novos japoneses.

A equipe vai até a cidade de Nara, onde conversam com aprendizes de ‘gueixa’ para entender o quanto essa tradição milenar está atualizada com os conceitos atuais de feminismo.

“Apesar de ser um país globalizado e completamente desenvolvido tecnologicamente, eles ainda lidam alguns assuntos de forma muito arcaica, como a submissão das mulheres. Entre os países de primeiro mundo, eles são um dos piores lugares em igualdade de gênero”, afirmou André Fran.

Também nesta temporada, o programa viaja para Aokigahara, para conhecer a lendária ‘Floresta do Suicídio’, local em que dezenas de pessoas vão, anualmente, para tirar as próprias vidas. Outro ponto visitado pela equipe foi o famoso mercado de peixes de Tóquio, região onde é possível encontrar a venda da carne de baleia, aspecto cultural e muito criticado por ambientalistas do mundo todo.

Além de mostrar um grupo de jovens contemporâneos que pratica Kart Cosplay no meio das ruas de Tóquio, o Que Mundo É Esse? também visita Hiroshima e vê de perto os impactos da bomba atômica e suas consequências, até hoje, para os japoneses.

Ao final de uma visita ao Museu da Paz, André, Rodrigo e Michel têm a valiosa oportunidade de conversar e aprender com um sobrevivente do ataque de 6 de agosto de 1945, que mudou para sempre a história do Japão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade