Nova temporada de Malhação teve gravações em São Paulo

Publicado em 12/04/2019

Malhação: Toda Forma de Amar é ambientada em Ipanema e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde foram realizadas as primeiras gravações externas. Já as cenas que iniciam a trama, apresentando a família que adota a bebê de Rita (Alanis Guillen), foram gravadas em São Paulo. Lígia (Paloma Duarte) e Joaquim (Joaquim Lopes) vivem em Ipanema, na zona sul do Rio, mas cresceram em São Paulo, e levam os herdeiros para conhecer a cidade de origem. O Parque Ibirapuera, lugar que mistura natureza, arte e cultura, é o destino escolhido para comemorar a conquista da adoção definitiva de Nina, ao lado do filho mais velho Filipe (Pedro Novaes).

A família passeia pelos jardins e visita o museu Afro Brasil, em clima de muito amor e harmonia. A visita ao Ibirapuera tem relação com os sentimentos e com o estilo de vida dos personagens. “Adoção é um ato de amor. A natureza e a arte são expressões desse sentimento, por isso, achamos que essa mistura que existe no parque é perfeita para apresentar essa família”, explica o diretor artístico Adriano Melo. Sob o comando de Adriano, uma equipe de cem pessoas trabalhou durante os dias na capital paulista.

Até se iniciarem as gravações, o elenco passou por um intenso processo de preparação. O trabalho teve como norte principal gerar harmonia e entrosamento entre os atores, exercitar ferramentas de interpretação e o relacionamento com o audiovisual. “Muitas pessoas do elenco nunca trabalharam na TV. Juntos, descobrimos interesses e referências de dramaturgia em comum, desafios e dificuldades. Trabalhamos também as relações entre os personagens. É um processo muito rico, que faz toda a diferença no momento da gravação e no resultado que veremos no ar”, explica a preparadora de elenco Cristina Moura.

Workshop

Também fez parte dessa etapa um workshop com palestras sobre temas como adoção, violência urbana, o rap como forma de expressão e projetos sociais que mudam a realidade de jovens da periferia. Os atores Lilia Cabral e Tony Ramos emprestaram sua experiência para conversar com o elenco sobre o ofício, e atores que já passaram por ‘Malhação’ como Juliana Paiva, Nicolas Prattes, Agatha Moreira e Rodrigo Simas contaram sobre suas experiências, dando dicas para quem está começando na TV.

Além do trabalho em conjunto, alguns atores se aprofundaram em habilidades específicas para interpretar seus personagens. Dora de Assis, Gabriella Mustafá, Ronald Sotto, Gabriel Santana e Caian Zattar tiveram aulas de canto para as cenas no universo do funk e do rap. Dora de Assis também aprendeu a tocar violão. “Fiz aulas de canto e violão quando era pequena, mas há muito tempo não tinha contato com esse universo. Assim como a Raíssa, me sinto acanhada para cantar em público, e as aulas me mostraram que a minha barreira está na cabeça e que, com confiança e vontade, posso levar minha voz para onde quiser. Foi um processo bonito e muito importante para perceber que eu posso cantar”, conta a atriz.

Treinamento esportivo

Já Gabz, Caroline Dallarosa, Henri Castelli e Hugo Moura fizeram treinamento de muay thai. Na trama, o personagem de Henri, Madureira, comanda um projeto social que ensina as técnicas da luta para jovens da Baixada Fluminense. Caroline Dallarosa também precisou ter aulas de futebol para a personagem Anjinha, e teve de enfrentar a dificuldade de começar a praticar esportes de uma hora para outra.

“Era sedentária, e são dois esportes cansativos e que exigem muito. Com o tempo, fui criando muito amor pelos dois esportes, principalmente o futebol, que me apaixonei completamente. É um esporte que quero levar para a vida”, conta Caroline. Pedro Novaes e John Buckley fizeram aulas de surfe, o maior hobbie de Filipe e Beto, e Beatriz Damini treinou equitação para viver a autoconfiante Martinha.

“Achei que fosse fácil e instantâneo aprender hipismo, mas exige muita concentração, condicionamento e equilíbrio. As aulas foram fundamentais também para a construção do psicológico da Martinha. Pude entender o quão determinada ela se torna quando quer conseguir algo”, explica a atriz.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade