Nova série do Globoplay, Desalma recria festa típica do calendário eslavo

A produção sobrenatural mostra a celebração de maneira gloriosa

Publicado há 3 meses
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Desalma, drama sobrenatural que estreia no Globoplay nesta quinta-feira (22), a festa de Ivana Kupala em 1988 é o estopim para a narrativa da série. Considerada uma das principais comemorações do calendário eslavo, a festa acontece em julho, quando os jovens se reúnem ao redor de grandes fogueiras.

Nelas, queimam ervas especiais abençoadas para atrair sorte no amor e na colheita. As moças, com vinoks – coroas de flores – na cabeça, cantam músicas fazendo referências ao amor e ao matrimônio.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As gravações das festas de Ivana Kupala nas duas fases da história estão entre as cenas mais grandiosas da série e levaram quatro dias para serem filmadas. Para a festividade do final dos anos 1980, a equipe de cenografia e produção de arte construiu uma fogueira de seis metros de altura rodeada por seis fogueiras menores, todas inseridas em um grande círculo formado por 100 tochas.

Mais de 150 figurantes com roupas típicas ucranianas coreografaram a tradição milenar. Foram cerca de 250 peças trazendo elementos do folclore em adereços de cabeça e em elementos sobrepostos como colares, aventais e coletes.

A celebração em dias atuais foi repaginada e recebeu um sopro de modernidade. Na mesma configuração de círculo, 210 lâmpadas fluorescentes rodearam uma grande bola de fogo e a mesma quantidade de figurantes deu um colorido diferente.

“Hoje, as pessoas se vestem como querem e jogam alguns elementos dessa cultura ucraniana por cima. Como se fizessem parte de uma grande festa rave”, diz Beth Filipecki, figurinista da produção, enaltecendo a modernidade da celebração, acentuada ainda pela maquiagem ultravioleta.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio