Nova série do Como Será? discute envelhecimento ativo

Publicado em 12/01/2018

Até 2050 o Brasil terá uma população de 5 milhões de idosos. Levantando o debate sobre o envelhecimento ativo e saudável, o Como Será? estreia neste sábado, dia 13, a série ‘60+’. O objetivo é discutir o que devemos fazer hoje para ter uma velhice tranquila no futuro. Os temas estão divididos em nove episódios – saúde física e mental, nutrição e hábitos, vida social e em família, sexualidade, acessibilidade, trabalho e vida financeira. A cada semana, um especialista e representantes de diferentes faixas etárias, dos 20 aos 80 anos, participam de um debate no estúdio. O episódio de estreia aborda a saúde física dos idosos, com dicas de exercícios que podem ser feitos em casa, esclarecimentos sobre a menopausa e como é possível adiar ao máximo as limitações de movimento impostas pela idade.

A série Portugal pelos Brasileiros conta a história de Felipe Monsanto, professor de jiu-jitsu que vive no bairro da Graça com a mulher e dois cachorros. Além de professor, Felipe é formado em design e continua conectado com a arte através da pintura. O episódio aborda questões como o visto e os gastos com habitação na capital portuguesa. O professor também explica como é o processo para dar aulas no país e quais são os documentos necessários para levar um cachorro para Portugal.

Leia também: O Outro Lado do Paraíso: Após conversa com Clara, Suzy decide: “Vou botar a boca no trombone”

A repórter Júlia Bandeira conta a história do projeto Heróis sobre rodas, desenvolvido pelos corredores Marcus Clark e Fabiana Prieto. Pais de Benjamin e Raíssa, ambos com paralisia cerebral, eles sentiam falta dos filhos durante as provas. O casal descobriu uma empresa que desenvolve triciclos para pessoas com deficiência e comprou dois para que Benjamin e Raíssa pudessem acompanhá-los nas provas. A iniciativa inspirou outras famílias com pessoas deficientes e deu origem ao Heróis sobre rodas, que promove corridas de rua inclusivas. A primeira corrida aconteceu no final de 2016 com 60 voluntários. Na reportagem, Júlia participa de uma das provas.

Uma planta que pode permanecer ‘morta’ por mais de 100 anos e, em seguida, voltar a florescer e se reproduzir é a personagem da semana na série Pequenas Grandes Criaturas*, produzida pela BBC. A espécie do deserto morre queimada pelo sol escaldante, mas volta à vida quando recebe água pois guarda suas sementes dentro dela.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade