Nova fase: personagens do reino de Ai entram na trama de A Terra Prometida

Publicado há 4 anos
Por Endrigo Annyston
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a destruição de Jericó, o reino de Ai será o próximo obstáculo do exército de Israel na conquista do território sagrado de Canaã em A Terra Prometida. Os impiedosos Marek (Igor Rickli) e Kalesi (Juliana Silveira) saem de cena para a entrada de novos personagens que antagonizarão a trama bíblica da Record. O insano rei Durgal (Roberto Frota) e seus súditos cruzarão o caminho de Josué (Sidney Sampaio) e seu povo a partir desta semana.

Além do rei louco e vaidoso, ganham destaque no núcleo de Ai, o cruel prefeito Kamir (Roberto Bomtempo), o ambicioso general Yussuf (Iran Malfitano), a sonhadora princesa Melina (Carla Diaz), a amargurada e ambiciosa Ula (Rafaela Mandelli), a misteriosa feiticeira Ravena (Flávia Monteiro), entre outros novos personagens.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

POR DENTRO DA TRAMA

No palácio de Ai, todos se assustam com a demonstração do poder de Israel, e começam a se preparar para o momento em que terão de enfrentar Josué. Lá vivem o velho rei Durgal; Kamir, seu irmão frio e calculista, casado com Ula, uma mulher bela e sofredora, presa a um matrimônio infeliz; Melina, filha de Kamir e Ula, uma jovem rebelde e romântica; Yussuf, comandante do exército de Ai; Ravena, a sacerdotisa do reino, conhecida como “Senhora das Chamas”; entre outros membros da corte, e soldados.

A corte de Ai será palco de movimentadas conspirações na luta pelo trono de Durgal. Kamir, Ravena, e Yussuf são os principais aspirantes ao poder. Kamir articula uma aliança com Yussuf, que inclui entregar-lhe sua filha, Melina, como esposa. Claro que a jovem não aceita e lutará com todas as forças para evitar esse casamento. A certa altura, Melina viverá um romance intenso e apaixonado com um hebreu, Iru (Guilherme Boury), e pagará um preço alto por isso. Mas Kamir não se limita a uma aliança com Yussuf contra Durgal. Ele e Ravena, a “senhora das chamas”, tornam-se amantes, fazendo planos e agindo para que, em breve, ele se torne rei, e ela, a nova rainha. Naturalmente, Kamir sabe que, para isso, terá de livrar-se de Ula, sua atual esposa…

Enquanto a corte vive essa movimentada disputa pela coroa, a vida do povo de Ai reflete o poder abusivo ao qual são submetidos. Tiléia (Fernanda Nizatto), uma mulher doce e simples, é casada com Rafi (Leandro Baumgratz), um talentoso artesão, e tem uma filha, Kira (Yasmim Franklin). Numa das saídas de Rafi para vender seu artesanato, a vida dessa família vira do avesso. Rafi é capturado por Kamir e Yussuf para servir como “presa” num evento cruel e sangrento pensado apenas para entreter Durgal: uma caçada humana. A outra “presa”, que disputará com Rafi o direito de viver, é Trônio (Danilo Sacramento), o arauto. Rafi morre, e o arauto sobrevive. Porém, Trônio, ao conhecer Tiléia, a viúva de Rafi, apaixona-se perdidamente. Pouco a pouco, o Arauto vai conquistar a confiança e o amor de Tiléia. Contra o romance, estarão Kira, ainda apegada ao pai; e o segredo terrível que Trônio guarda, de que ele era o rival de Rafi na disputa pela vida.

A Hospedaria de Ai, outro núcleo importante de história, é comandada pela senhora Zaíra (Nica Bomfim). Bondosa, expansiva e bonachona, ela faz a alegria dos clientes e cuida deles como se fossem seus filhos. A verdade, porém, é que Zaíra, às escondidas, é uma aprendiz de feiticeira devotada a Ravena. Num quarto da hospedaria, ela engorda animais que leva ao templo para serem sacrificados nos rituais da “senhora das chamas”. Ela vê uma chance de subir ainda mais no conceito de Ravena ao topar com um grupo de meninos esfomeados: são os Lagartos Gosmentos, que conseguiram fugir de Jericó antes que ela fosse cercada. Zaíra abriga os meninos, que terão comida à vontade, um teto e todo o carinho que ela pode dar. Ao menos até que eles estejam gordinhos o bastante para tornarem-se oferendas da “Senhora das Chamas”. Quando os Lagartos descobrem a verdadeira intenção de Zaíra, escapam de suas garras, e são abrigados por Tiléia e Kira, com a ajuda do Arauto. Mas o bando fará de tudo para dar o troco na falsa Zaíra, e fazer com que “o feitiço vire contra a feiticeira”.

QUEM É QUEM

REI DURGAL (Roberto Frota) – Velho rei de Ai, vaidoso, mimado, excêntrico, tão cruel quanto brincalhão. Gosta de ser adulado, é ingênuo e manipulável.

KAMIR (Roberto Bomtempo) – Irmão do REI DURGAL, prefeito de Ai, casado com ULA, pai de MELINA. Frio como um psicopata, ambicioso, cruel, deseja o trono de seu irmão DURGAL e acaba cometendo o fratricídio para consegui-lo.

ULA (Rafaela Mandelli) – Esposa de KAMIR, mãe de MELINA. Parece bondosa, mas é conivente com as maldades do marido, manipuladora, ambiciosa. Depois não suporta a culpa pelos crimes e violências que incentivou o marido a cometer e enlouquece.

COMANDANTE YUSSUF (Iran Malfitano) – Comandante que parece honesto, fiel ao rei DURGAL, mas que também se mostra um vilão, mancomunado com o amigo KAMIR. Depois da morte de DURGAL, passa a se desentender com KAMIR e se torna ele também uma de suas vítimas.

MELINA (Carla Diaz) – Filha de KAMIR e ULA, torna-se princesa de Ai depois que seu pai assume o trono. De início parece ser uma personagem positiva, mas acaba se revelando tão perigosa e ardilosa quanto os pais. Quando Ai é atacada pelos hebreus, tenta fugir disfarçada de serva e com sua serva NAJARA disfarçada de princesa. Sua escolta é atacada pelos hebreus, NAJARA que se identica como a princesa MELINA de Ai é morta. E a verdadeira MELINA foge e se esconde. Tem um romance com o hebreu IRU.

ARAUTO/ TRÔNIO (Danilo Sacramento) – Arauto de Jericó, onde tem uma participação discreta, Trônio tem uma grande participação na fase de Ai, tornando-se servo do rei DURGAL. É um personagem positivo, engraçado, criativo. Ele se apaixona pela plebeia TILÉIA.

TILÉIA (Fernanda Nizatto) – Bela plebeia e corajosa que se apaixona pelo Arauto (Trônio). Mãe da pequena Kira e amiga dos Lagartos Gosmentos.

RAFI (Leandro Baumgratz) – Artesão, marido de Tiléia. Homem bondoso e honesto. Acaba sendo morto pelos caprichos cruéis de Kamir e Durgal.

RAVENA (Flávia Monteiro) – Feiticeira poderosa, bela, vingativa, sedutora e ambiciosa. Seus poderes só não conseguirão atingir Josué e os hebreus. Ravena seduz Kamir, com a esperança de tornar-se rainha de Ai após se livrar de Ula.

NAJARA (Cássia Sanches) – Dedicada serva de Melina.

ZAÍRA (Nica Bomfim) – Bondosa, expansiva e bonachona, ela faz a alegria dos clientes e cuida deles como se fossem seus filhos. A verdade, porém, é que Zaíra, às escondidas, é uma aprendiz de feiticeira devotada a Ravena.

KRUGA (Roberto Lopes) – Cruel carcereiro da masmorra do palácio do reino de Ai.

JORDI (Alexandre Liuzzi) – Misterioso ajudante da feiticeira Ravena.

KIRA (Yasmim Franklin) – Filha de Tiléia. Menina bondosa e sonhadora. Conhecerá o bando dos Lagartos Gosmentos e se unirá a eles.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio