Nova fase define os semifinalistas do Mestre do Sabor

Publicado há 9 meses
Por Guilherme Rodrigues
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta quinta-feira (12), começa a fase Na Balança do reality culinário Mestre do Sabor. A missão dos oito competidores que ainda estão na disputa é reconquistar os mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que têm nas mãos as seis vagas da semifinal – duas para cada mestre.

A fase tem duas
rodadas de provas individuais. Na primeira, os chefs cozinham um prato e os
mestres elegem, cada um, seu preferido. Os três chefs responsáveis pelos pratos
eleitos são classificados para a semifinal.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os competidores
restantes cozinham em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem
os melhores pratos e colocam mais três chefs na próxima fase, totalizando seis
semifinalistas.

Na Balança é a quarta fase da competição e, para os mestres, os participantes chegam a esta etapa muito mais preparados que no início do programa. “Os candidatos evoluíram muito e entenderam o que é preciso para se dar bem neste reality. Tem gente que cozinha muito bem, mas precisa de tempo. Aqui é para ontem. Quem entende o produto que deve usar, a forma que deve usar e o tempo que tem para fazer se dá melhor”, avalia Leo Paixão.

Mesmo percebendo a melhora dos competidores, a mestre Kátia Barbosa lembra que a decisão continua imparcial. “Apesar de a gente perceber a evolução dos pratos, como a degustação é às cegas a gente nunca sabe quem cozinhou, então nenhum prato foi escolhido por causa da evolução do seu cozinheiro”, explica. “Todos se saíram muito bem nessa fase”, adianta a chef carioca.

Enfrentando um momento decisivo da competição, os participantes precisam ficar ainda mais atentos durante as provas, como conta o mestre José Avillez: “Nós continuamos com os mesmos critérios, mas, depois de algumas semanas de aprendizados, temos um grupo com nível muito elevado. Essa é a hora de escapar de alguns erros cruciais: prever conceitos de pratos que não funcionam no sabor; dar muita importância à estética e não pensar no sabor; pensar no sabor e esquecer da cocção; tentar complicar demais, já que muitas vezes menos é melhor… É nesses detalhes que vemos os que são mais e menos experientes na cozinha”.

Mestre do Sabor é um
formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral
de Aida Silva. O reality gastronômico vai ao ar às quintas-feiras, logo após Amor
de Mãe.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais