Ao vivo

No Jornal Nacional, William Bonner corrige afirmação errônea de Jair Bolsonaro

O jornalista desmentiu uma fala do presidente sobre o toque de recolher decretado em alguns estados

Publicado em 11/03/2021

Uma afirmação equivocada de Jair Bolsonaro foi corrigida por William Bonner na edição desta quinta (11) do Jornal Nacional.

Na ocasião, o jornalista esclareceu uma fala do presidente a respeito das medidas de isolamento social em meio à pandemia. “O presidente chamou de estado de sítio o toque de recolher, o que não é verdade”, disse.

Em uma videoconferência com microempresários, Bolsonaro reclamou das regras rígidas impostas por alguns governadores, em especial Ibaneis Rocha, do Distrito Federal. Segundo o presidente, a decisão do político em decretar toque de recolher das 22h às 5h só poderia ser tomada por ele.

“Até quando nós vamos resistir a isso aí? Aqui no DF, toma-se medida por decreto de estado de sítio. Só eu poderia tomar uma medida dessa e assim mesmo, ouvindo o Congresso Nacional. Na verdade, uma medida extrema dessa só o Presidente da República e o Congresso Nacional podem tomar…”, declarou o presidente.

Mas, após o vídeo, veio a correção detalhada de William Bonner.

“Na verdade, em casos de emergência de saúde pública, a Lei 13.979 concede às três esferas de governo o direito de adotar medidas restritivas, como isolamento, quarentena, restrição a locomoções, entre muitas outras. É nessa lei que o governador Ibaneis Rocha e todos os demais governadores tem se baseado para decretar, por exemplo, o toque de recolher. E não o estado de sítio, como informou, erroneamente, o presidente da República.”

A fala de Bonner repercutiu nas redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Muitos internautas reagiram e apoiaram o jornalista. Veja:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade