Fantástico

No Fantástico, Mulheres Fantásticas celebra o Dia da Consciência

O episódio inédito irá ao ar na noite deste domingo (22)

Publicado em 21/11/2020

Comemorado nesta sexta-feira, dia 20, o Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, então líder do Quilombo dos Palmares. Muito se fala sobre ele, mas pouco se conhece sobre sua mulher. A corajosa Dandara se uniu aos quilombolas na luta contra a escravidão e seguiu lutando pela liberdade até morrer.

Ela é a personagem retratada na animação da série Mulheres Fantásticas, que o Fantástico exibe neste domingo, dia 22, e tem sua história narrada pela atriz Jessica Ellen. Também no quadro, Poliana Abritta conta a história de outra mulher fantástica, só que dos dias atuais: a médica Andreia Beatriz Silva dos Santos, que faz da vida uma luta contra o preconceito racial.

Há 15 anos ela trabalha em um complexo penal de Salvador, além de dar aulas de Medicina e liderar um movimento comunitário que promove discussões e reflexões sobre os negros no Brasil.

“A gente sempre foi estimulado a entender que esse marcador da pele conta muito da história e da maneira que as pessoas têm de nos olhar. O que o processo de escravidão fez foi tornar esses marcadores negativos. E a gente vive as marcas disso até hoje”, diz a médica. 

Andreia traz com ela os ensinamentos que o pai deixou em uma carta que escreveu para sua mãe, em 1966, antes mesmo de ela nascer: “Juntos haveremos de vencer para tornar fácil aqueles que no futuro dependerem de nós“. Para Andreia, a carta funciona como um manual de sobrevivência negra em um mundo tão hostil, e de inspiração na missão de educar o filho de 14 anos.

O programa deste domingo exibe ainda, em parceria com o Canal Brasil, um trecho da entrevista de Lázaro Ramos com o britânico Lewis Hamilton. O piloto, que quebrou todos os recordes da Fórmula 1 e no domingo passado conquistou seu sétimo título mundial, fala sobre vida e sua vitoriosa carreira.

A íntegra da entrevista será exibida na segunda-feira, dia 23, às 23h30, no programa ‘Espelho’, do Canal Brasil.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade