Tragédia

No Encontro, especialista explica o que pode ter acontecido no caso de Alec Baldwin

O ator acabou disparando a arma que atingiu e matou a diretora de fotografia do filme

Publicado em 22/10/2021

A notícia da tragédia que aconteceu no set de gravação do filme Rust, nos Estados Unidos, acabou chocando o público e se tornou um dos assuntos mais comentados na manhã desta sexta-feira (22).

A princípio, o ator Alec Baldwin teria disparado uma arma cenográfica acidentalmente e atingiu o diretor Joel Souza, que ficou ferido, e a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que não resistiu e faleceu. O porta-voz do centro médico, Arturo Delgado, afirmou que ainda não estava autorizado a falar sobre os pacientes.

O ator e a produção do filme ainda não se pronunciaram sobre o que aconteceu. Durante o Encontro, Patrícia Poeta recebeu Moacyr Duarte, especialista em gerenciamento de risco, que sempre acompanha as gravações das novelas na TV Globo. “Ele acompanha as gravações que acompanha as cenas de tiro e efeitos especiais”, disse a apresentadora.

Logo depois, ela questionou o que pode ter acontecido para o disparo ter atingido duas pessoas. “A arma cenográfica não é uma arma de verdade com munição falsa, ela é uma arma para parecer de verdade. O efeito de tiro, ele é dado em duas sequências, tem o efeito na arma e o efeito no corpo, quando é um tiro de corpo que reproduz o efeito…”, começou dizendo.

“Dentro da arma cenográfica, dependendo aí, a gente não tem as informações exatas do tipo de arma, se era um revolver, uma pistola, uma espingarda… Todas tem suas adaptações. Elas funcionam com um explosivo, em geral pólvora, ela é comprimida (…) O que eu já vi acontecer de acidente, que é reportado, é o deslocamento de ar após o tiro, a proximidade ou os fragmentos de tiro dependendo de como foi montada a bala, terem a projeção e perfurarem pessoas que estão a diante”, conta o profissional.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade