Relato

No É de Casa, Alexandre Borges fala sobre mãe com Alzheimer: “Momentos de tristeza”

Ator ressaltou a importância da prevenção contra a doença

Publicado em 10/07/2021

Alexandre Borges participou do É de Casa, da Globo, na manhã deste sábado (10), e se emocionou a falar da mãe, Rosa, diagnosticada com Alzheimer. O ator contou sobre os cuidados com ela durante a quarentena e agora, mesmo depois de retornar ao trabalho.

Ele relata que ela começou a dar os primeiros sinais da doença anteriormente à pandemia. Nesse período de tempo, pode contar com a ajuda de profissionais capacitados, como cuidadores, enfermeiros e pessoas para os serviços domésticos.

“Quando entrou a quarentena, tive que continuar esse processo. Tive que interromper [trabalho de terceiros dentro de casa] e ficar com o processo entre eu e ela. Continuo morando com ela em Santos“, explica o veterano, que por conta dos trabalhos precisa estar na ponte aérea Santos-São Paulo-Rio de Janeiro.

Borges também contou como foi passar todo esse tempo com a incumbência de cuidar da mãe, depois de afetada pelo Alzheimer. “É uma experiência que coloca na realidade. O que é o ser humano, a finitude. Todo ser humano passa por isso“, disse, revelando que assumiu todas as ‘coisas’ de casa, como compras no supermercado, ir à farmácia, levar a mãe para tomar sol e passear..

Ele continua, ressaltando a importância da sociedade prevenir o Alzheimer. “É uma doença ampla, atinge muitas pessoas. A minha geração precisa fazer a prevenção, é importante nessa idade. Eles não tiveram esses cuidados, hoje temos essas informações. Você se cuida. A leitura é importante, trabalhar a mente…”, afirma.

Lado a lado com a mãe

Alexandre Borges pontuou que teve sorte de poder ficar com a mãe durante a quarentena, algo que muitas pessoas não puderam fazer. Bastante calmo, ele se diz ciente de que a pandemia é um “momento de superação para todo mundo”.

Acerca do Alzheimer e da sensação da finitude da vida, ele mostra compreensão e assume ter passado por dias difíceis. “É a ordem natural da vida. Momentos de muita tristeza, internei minha mãe no meio da pandemia. [Devo agradecer] cuidadores, enfermeiros, todo mundo que cuidou da minha mãe. Que deram suporte a ela. Deus sempre dá uma luz”, defende o ator.

Em outro momento da entrevista, Alexandre Borges comemorou sua presença em três novelas consecutivas nas tardes da Globo. Segundo o artista, que está atualmente na pele de Jacques Leclair em Ti-Ti-Ti, os folhetins ajuda sua mãe a trabalhar a mente. “Minha mãe assiste também e até se lembra, pois ainda tem a memória antiga”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade