No dia em que o Brasil sentiu reflexos de um terremoto, veja sete flagrantes ao vivo da TV

Publicado em 02/04/2018

O terremoto de 6,8 graus na escala Richter que atingiu a Bolívia, na manhã desta segunda-feira (2), pôde ser sentido em algumas cidades brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, arranha-céus da Avenida Paulista foram evacuados, como medida de segurança.

Não é comum esse tipo de fenômeno impactar fortemente no Brasil. Não existem imagens de Globo, Record, SBT ou Band, por exemplo, transmitindo tremores ao vivo. Porém, mundo afora há flagrantes impressionantes de emissoras de televisão no momento exato em que o solo treme.

Veja também: Quais são os participantes do Big Brother Brasil mais citados no Twitter

Você já parou para pensar o que acontece durante uma transmissão televisiva ao vivo? Durante um noticiário, o âncora deve continuar à frente das câmeras e passar calma ou é mais prudente que ele se proteja?

Existem casos e casos, mas ninguém está plenamente salvo durante um tremor e os flagrantes no exterior comprovam isso. Aqui, na América Latina, Chile, México e Equador, por exemplo, costumeiramente sofrem com terremotos e, ainda assim, é difícil para jornalistas e apresentadores controlarem os nervos.

Confira abaixo sete momentos flagrantes de terremoto durante uma transmissão de televisão.

  • Um dos que mais chama a atenção aconteceu na Cidade do México, em setembro de 2017. O canal de notícias Foro TV interrompeu uma reportagem e chamou seu âncora de volta para explicar o que estava ocorrendo um tremor na capital mexicana. Ao mesmo tempo em que pedia calma, o próprio jornalista estava preocupado com o prédio balançando. Em determinado momento, ele se retira do estúdio para se proteger.

  • Este outro momento ocorreu na China. A âncora parece dar as notícias normalmente até que percebe o terremoto. Com isso, essa se levanta em busca de abrigo e se desespera. É possível ver a mesa tremer fortemente. As imagens atrás dela, da paisagem da cidade, provavelmente, são de uma gravação de antes do fenômeno.

  • Apesar de surpresos, os apresentadores desse programa mantiveram a calma. Parecem treinados para esse topo de situação. Conseguiram explicar o que estava acontecendo, sem gerar qualquer tipo de pânico no telespectador até tudo se normalizar.

  • Essa moça do tempo de um canal local de Oklahoma, no Estados Unidos, também não se conteve durante a previsão. A meteorologista se assustou com o estúdio sacudindo, mas conseguiu terminar seu trabalho, mesmo abalada.

  • Já o próximo vídeo pegou entrevistadora e entrevistado de surpresa. Eles conversavam tranquilamente quando o tremor começou, causando um enorme susto. Aparentemente, a gravação aconteceu na Costa Rica, em 2009. E tudo terminou bem também.

  • A Colômbia tremeu e um flagrante foi registrado. Como é comum nessas situações, o programa ocorria tranquilamente quando, de repente, tudo começou a balançar. Os apresentadores permaneceram no local apreensivos até que tudo voltasse ao normal.

  • Também no México, esse programa de TV mostrava um desfile de moda quando os tremores começaram. As condutoras passaram mensagens e calma para a audiência, enquanto o alarme soava. Em determinado momento, a intensidade do terremoto aumenta e eles precisam sair do estúdio rapidamente.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade