No Dia dos Avós, relembre alguns vovôs e vovós da TV

Publicado há 3 anos
Por João Paulo Reis
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta quarta-feira (26) é comemorado o Dia Mundial dos Avós, data instituída pela Igreja Católica, que canonizou em 1584, Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. No Brasil, a data é também conhecida como o Dia da Vovó. Listamos abaixo, os vovôs e vovós mais legais da televisão. Confira:

Leia também: Belaventura traz o bom e velho folhetim numa nova embalagem

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dona Aurora

Aurora (Elizângela) e Dedé (João Bravo) em A Força do Querer (Reprodução)

Na novela A Força do Querer, Aurora (Elizângela) é a avó que está sempre pronta a aconselhar a filha Bibi (Juliana Paes), e tomar conta de seu neto, Dedé (João Bravo). Nada tradicional, ela adora se distrair dançando na estudantina.

Pedrinho

Pedrinho (Marcos Caruso) em Pega Pega (Reprodução)

Pedrinho (Marcos Caruso) criou sozinho a neta Luiza (Camila Queiroz) com todo o luxo que ela poderia ter. Sem ter uma casa, os dois viveram todos os mimos que a riqueza de um hotel cinco estrelas poderia proporcionar. Mesmo ao perder tudo, o vovô continuou ao lado da neta.

Maria do Carmo

Susana Vieira como Maria do Carmo de Senhora do Destino (Reprodução/TV Globo)

Em Senhora do Destino, Maria do Carmo (Susana Vieira) mesmo envolta em problemas familiares como a volta do ex-marido, a separação de um dos filhos, e a tentativa de reencontrar sua filha Lindalva (Carolina Dieckmann), conseguia ser uma avó atenciosa com Bruno (Thadeu Matos) e Bianca (Marcela Barrozo).

Afonso Lambertini

Afonso Lambertini (Lima Duarte), Raí (Sérgio Malheiros), e Otávio (Felipe Latgé) em Da Cor do Pecado (Reprodução)

Afonso Lambertini (Lima Duarte), em Da Cor do Pecado, era um homem duro e solitário, até conhecer o neto Raí (Sérgio Malheiros), que quebrou seu coração. Ambos viraram melhores amigos, e confidentes, o que fez o velhinho se aproximar de seu outro neto Otávio (Felipe Latgé).

Vovô Pepe

Vovô Pepe (Elias Gleizer) em Era Uma Vez (Divulgação/ TV Globo)

Na novela Era Uma Vez, Pepe (Elias Gleizer) era o pai de Álvaro (Herson Capri), e avó de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Estava sempre pronto a usar seus conhecimentos para ajudar as crianças a construírem brinquedos, e contava histórias incentivando-os a usar a imaginação.

Flora e Leopoldo

Flora (Carmen Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada) em Mulheres Apaixonadas (Divulgação/ TV Globo)

Em Mulheres Apaixonadas, Flora (Carmen Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada) eram os avós de Carlinhos (Daniel Zettel) e Dóris (Regiane Alves). Sem paciência, a moça os maltratava, furtava o dinheiro de sua aposentadoria, e queria expulsar os avós de sua casa para não precisar mais dividir o quarto com o irmão. A novela ajudou a levantar uma importante questão sobre os cuidados com os idosos no Brasil.

Dona Violeta

Dona Violeta (Gloria Menezes) em Louco Por Elas (Divulgação/ TV Globo)

Na série Louco Por Elas, Dona Violeta (Glória Menezes) era uma avó muito divertida, que fazia a alegria das netas Bárbara (Luisa Arraes) e Theodora (Laura Barreto). Portadora de Alzheimer, sua doença era tratada com leveza pela série.

Copélia

Copelia (Arlete Salles) em Toma Lá Dá Cá (Divulgação/ TV Globo)

Em Toma Lá Dá Cá, apesar de ser avó, Copélia (Arlete Salles) não gostava de ser chamada como tal. Quebrando qualquer tipo de padrão, ela agia de forma intensa, usando drogas, bebidas alcoólicas, e abusando de sua liberdade sexual de forma bem irreverente.

Vovó Mafalda

Vovó Mafalda (Valentino Guzzo) (Reprodução)

Uma das vovós mais famosas do Brasil, Vovó Mafalda era interpretada pelo ator Valentino Guzzo. Responsável por apresentar diversos programas infantis no SBT, Vovó Mafalda nasceu dentro do antigo programa do Bozo nos anos 1980, e sua última aparição foi em 1998 no programa Desenhos da Vovó. Sucesso de público, a personagem ainda lançou um disco com músicas infantis.  

Dona Benta

Dona Benta (Nicete Bruno) na segunda versão do Sítio do Picapau Amarelo (Divulgação/ TV Globo)

Dona Benta, interpretada por Zilka Salaberry, Nicete Bruno, e Sueli Franco nas diferentes versões do Sítio do Picapau Amarelo, era uma avó nos moldes mais tradicionais: uma senhora bondosa, fofa e que fazia tudo para o bem estar dos netos, inclusive lhes contar histórias. Amante da literatura, a dona do sítio tinha uma imaginação ímpar e junto com seus netos embarcava em todas as aventuras que eles lhes propunham.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio