1984

No BBB 22, Tiago Abravanel ignora as origens do programa: Conheça o verdadeiro Grande Irmão

O reality foi baseado em um livro de George Orwell no qual cidadãos vivem em uma sociedade totalmente vigiada

Publicado em 01/02/2022

Tiago Abravanel e sua turma do BBB 22 querem transformar o reality, que é conhecido pelas tretas, em um lugar de paz, amor e amizade. E, pelo visto, não é o único significado que o neto de Silvio Santos distorceu dentro da casa mais vigiada do Brasil.

O Líder da semana deu uma palestra na manhã de terça-feira (1) sobre como o reality é um lugar de autoconhecimento e carrega isso no nome: “É um jogo de relacionamento e não é à toa que o programa chama ‘Big Brother’. Quem você escolhe para ser o grande irmão? Quem você escolhe? Quem é esse cara que você quer que seja o grande irmão? Que erra, que acerta, que acerta, que machuca, que chora, que briga, que luta, que dá o sangue?”.

Porém, o que Tiago não sabe, é que o formato foi inspirado em um livro de George Orwell: 1984. Nessa obra, o autor descreve uma distopia (uma situação hipotética de extrema opressão, desespero e privação), na qual todos são vigiados pelo Grande Irmão por meio de telas espalhadas por todos os lugares.

Todos os cidadãos vivem em constante vigilância e, a cada deslize, eles são punidos. Os cidadãos estão proibidos de terem individualidade, liberdade de expressão e até mesmo usar roupas que não são aprovadas. O governo é responsável por reescrever a história, destruir documentos, de modo que nada que o partido do Grande Irmão tenha feito de errado tenha registros.

O livro foi lançado em 1949 e conta a história de Winston e Júlia, um casal que se encontrou em meio à sociedade privada de liberdade e privacidade. No decorrer do livro, os dois vivem aventuras, descobrem um local sem câmeras e vivem um romance, até que são pegos, torturados e mortos pelo governo.

Fique por dentro da cobertura completa do Big Brother Brasil 22  no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube! 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade