Veterana da casa

No ar como Glória em Poliana, Clarisse Abujamra é figura recorrente no SBT

Atriz que dá vida a Glória começou no canal de Silvio Santos em 1994 e já fez sete novelas na emissora

Publicado em 14/05/2020

Em  As Aventuras de Poliana, no SBT, Clarisse Abujamra interpreta Glória, mãe de Marcelo (Murilo Cezar) e Roger (Otávio Martins).

Dona de uma renomada galeria de arte, sua personagem enfrenta os dramas do mal de Alzheimer, doença caracterizada pela falta de memória para acontecimentos recentes, repetição da mesma pergunta várias vezes e dificuldade para acompanhar conversas.

No ar desde 2018 na trama de Íris Abravanel, a atriz, que já gravou sua participação no final da novela infantil, acumula em sua carreira sete novelas na emissora de Silvio Santos.

Sua primeira aparição no canal foi em 1994, em Éramos Seis, como Dora, amiga confidente de Zulmira (Chris Couto) no remake de Sílvio de Abreu e Rubens Edwald Filho.

Clarisse Abujamra como Dora em Éramos Seis
Clarisse Abujamra como Dora em <em>Éramos Seis<em> Foto ReproduçãoRTPSBT

Em 1997, Clarisse viveu Verônica em outro remake da emissora: Os Ossos do Barão. Na novela de Jorge Andrade, escrita por Wálter George Durst, sua personagem era esposa de Miguel (Othon Bastos).

Verônica (Clarisse Abujamra) e sua tradicional família em Os Ossos do Barão
Verônica Clarisse Abujamra e sua tradicional família em <em>Os Ossos do Barão<em> Foto DivulgaçãoSBT

Descendente de uma família tradicional em decadência, a falida senhora via com maus olhos a união entre aristocratas e imigrantes, se opondo ao relacionamento da filha Isabel (Ana Paula Arósio) com Martino (Tarcísio Filho).

Após passagens pela TV Globo e Record TV, a atriz voltou para o SBT em 2003, vivendo a alcóolatra Alzira em Jamais te Esquecerei, adaptação de Ecila Pedroso e Enéas Carlos do clássico mexicano de Caridad Bravo Adams.

Clarisse Abujamra como Alzira em Jamais Te Esquecerei
Clarisse Abujamra como Alzira em<em> Jamais Te Esquecerei<em> Foto ReproduçãoSBT

Na trama, sua personagem era mãe de Açucena (Vera Zimmerman) e Álvaro (Felipe Folgosi) e escondia muitos segredos do passado em relação ao poderoso Vitor (Marcos Waimberg).

Quatro anos depois, Clarisse interpretou Rosa Canales em outra adaptação mexicana: Maria Esperança. Mãe de Sofia (Mariana Dubois), a personagem era uma ex-artista circense que vivia das recordações de um tempo de glórias, quando era chamada de “A Rainha do Trapézio”.

Clarisse Abujamra como Rosa Canales em Maria Esperança
Clarisse Abujamra como Rosa Canales em <em>Maria Esperança <em>Foto ReproduçãoSBT

Em 2010, a atriz encarnou Catarina Rosa Batateira em Uma Rosa com Amor, adaptação de Tiago Santiago do folhetim de Vicente Sesso, nos anos 70.

Clarisse Abujamra como Catarina Rosa em Uma Roa com Amor
Clarisse Abujamra como Catarina Rosa em <em>Uma Rosa com Amor<em> Foto ReproduçãoSBT

Com mania de grandeza e metida, a mãe de Milton (Felipe Lima) não aprovava o relacionamento do filho com Terezinha (Sabrina Petraglia), tornando-se uma pedra no sapato entre os pombinhos.

Ainda em 2018, antes de Poliana, Clarisse gravou uma participação especial em Carinha de Anjo, novela infantil de Leonor Corrêa, adaptação da obra mexicana de 2000.

Na história, Dona Antonieta, sua personagem, é dona do terreno do colégio e vai até a Rey Café com um advogado para uma reunião com Gustavo (Carlo Porto), alegando dar prioridade para vender o local para a igreja, mas pelo mesmo valor. Relembre:

Confira algumas cenas de Clarisse Abujamra no SBT:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade