National Geographic exibe no Brasil documentário sobre jovem que recebeu transplante de rosto

Publicado em 29/08/2018

Estreia neste sábado, (01) às 21h15 com exclusividade no National Geographic, o documentário que detalha a jornada da americana Katie. Ela foi a pessoa mais jovem a receber um transplante de rosto nos Estados Unidos. Capa global da edição de setembro da revista National Geographic, a história de Katie tem impactado as pessoas ao redor do mundo.  Em contraste com uma sociedade parece estar cada vez mais obcecada com a imagem.

O documentário e a reportagem são resultados de mais de dois anos acompanhando Katie Stubblefield. Uma equipe de jornalistas da National Geographic recebeu um acesso sem precedentes da Cleveland Clinic para documentar o processo de Katie. E detalhar o procedimento para esse transplante de uma maneira nunca vista antes. A história está disponível hoje em https://www.nationalgeographicbrasil.com/o-novo-rosto-de-katie.

Leia também: Dudu Azevedo dá o primeiro banho no filho, Joaquim: “Extasiante amor”

O Transplante

A Cleveland Clinic realizou o transplante total de face em 2017, e o procedimento durou mais de 31 horas. A escritora Joanna Connors, junto com as fotógrafas Maggie Steber e Lynn Johnson, trabalharam centenas de horas com Katie. Ainda com seus pais e seus médicos por mais de dois anos, durante as muitas cirurgias realizadas. E daquelas que continuam a ser executadas à medida que a sua recuperação continua.

Em busca de um rosto trata sobre esperança e resiliência. Identidade, a força do amor de uma família e a devoção à filha deles. E sobre o milagre médico que deu a Katie uma segunda chance na vida”. comentou Susan Goldberg, editora-chefe da National Geographic Partners e editora-chefe da revista National Geographic.

Leia também: Lívia Andrade critica Biel em áudio vazado no Fofocalizando e a web reage

“A história é contada usando a narração visual incomparável pela qual a National Geographic é conhecida. E conecta o público de uma maneira única com a história profundamente humana por trás da ciência, graças à coragem de Katie e sua família que nos ofereceram um acesso ilimitado à história para assim nos permitir compartilhar sua jornada com o mundo inteiro. O resultado é uma visão extraordinária de um procedimento que nos fará perguntar a nós mesmos o que pensamos sobre a relação entre nossa aparência externa e nosso eu interior “.

O novo rosto

A cirurgia de transplante de rosto de Katie foi financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA por meio do Instituto de Medicina Regenerativa das Forças Armadas. Isso, em um esforço para melhorar o tratamento para membros da corporação feridos em batalha que retornam com ferimentos similares. Como tal, a cirurgia de transplante de rosto de Katie a transformou em uma experiência de vida para o tratamento de traumatismos faciais provocados por disparos de balas.

O trauma do rosto de Katie ocorreu em 25 de março de 2014. Ela tinha 18 anos e foi atingida por um disparo de bala auto-infligida. Katie recebeu um transplante facial total que começou em 4 de maio de 2017. Ela estava com 21 anos na época, tornando-se a receptora de transplante facial mais jovem dos Estados Unidos.

A doação

Katie estava na lista de espera de transplante por mais de um ano antes de um doador ser encontrado. Adrea Schneider, uma mulher de 31 anos que morreu recentemente, era compatível. Sua avó, Sandra Bennington, tomou a decisão de doar o rosto de Adrea para Katie. Adrea estava registrada como doadora de órgãos. E seu coração, pulmões e fígado também foram doados e salvaram vidas em todo os Estados Unidos.

Com o documentário e a matéria, a National Geographic continua com sua tradição de trazer histórias incríveis sobre a ciência. Também sobre a exploração e o caminho do ser humano de uma maneira íntima e pessoal.

Nos últimos dois anos, a National Geographic explorou os últimos avanços na ciência por trás do vício em resposta à crise global de opióides. Lançou uma edição temática exclusiva sobre a cena de gênero em mutação, que se tornou finalista do Prêmio Pulitzer de Reportagem Explicativa. E publicou The Race Issue, uma exploração oportuna e não menos controversa do que a carreira significa no século XXI.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade