Filhos da Pátria

“Nada comunica mais diretamente que a comédia”, diz Bruno Mazzeo, autor de Filhos da Pátria

Série é sucesso em sua segunda temporada na Globo

Publicado em 15/10/2019

Bruno Mazzeo anda em alta na telinha. Sucesso há quase cinco anos com a nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, tanto no circuito fechado como aberto, ele agora experimenta um ‘plus’ desse êxito atual com a segunda temporada de Filhos da Pátria, que vem marcando bons índices de audiência para a Globo.

O processo criativo da série estrelada por Fernanda Torres e Alexandre Nero, segundo o autor, foi dos mais interessantes. “A gente começou pesquisando a época. Aí fomos percebendo como é parecido com hoje em dia, como a história do Brasil se repete. Isso, como humoristas, nos ajuda muito, mas por outro lado é assustador. Um povo que não conhece a sua história está fadado a repeti-la“, acredita. “A coisa que acho mais bonita na comédia é quando ela consegue participar do debate da sociedade. Nada comunica mais diretamente do que a comédia. Ela desarma o outro pelo riso.

Ter filtro na hora de escrever, aliás, não foi preocupação de Mazzeo e sua equipe. “É claro que tem sempre um bom senso, às vezes na redação a gente fala um horrores e percebe que não vai pegar muito bem… Mas tudo que a gente quis, que a gente acreditava, a gente colocou. Fomos muito ajudados pela realidade, infelizmente“, ironiza.

Vem mais por aí?

A atual temporada de Filhos da Pátria transportou para a década de 1930 os personagens que, no primeiro ano da série, o público viu aprontando todas em 1822. Em que época será que Mazzeo pretende inserir a família Bulhões na terceira parte do programa?

Eu não posso falar qual vai ser o período. Até porque, em primeiro lugar, ainda não foi falado sobre isso, se a empresa tem interesse… E eu sei que o ano que vem não vou ter tempo de escrever. Mas já tenho na cabeça onde gostaria que fosse a terceira temporada“, despista, sem dar mais detalhes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade