Venda do Fox Sports

Mudanças no Cade e nova visão do Governo podem adiar venda do Fox Sports

Mudança na TV paga pode mudar desfecho do Fox Sports

Publicado em 09/09/2019

Mesmo encaminhando para um bom desfecho nos últimas semanas, as mudanças no conselho do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a vontade do Governo Federal em mudar leis da TV paga podem adiar a venda do Fox Sports pela Disney. A venda do canal esportivo foi a condição colocada pelo Conselho para que a fusão entre a Disney e a Fox fosse aprovada aqui no Brasil.

No entanto, segundo apurou a reportagem do Observatório da Televisão, a compra precisa ser finalizada até o próximo dia 20 de setembro em termos legais. Caso ultrapasse esse período, a decisão terá de ser revista pelo Conselho. O grande problema é que quatro cadeiras do conselho do Cade estão vagas.

Com a falta de conselheiros, não existe quórum para decisões. O Presidente Jair Bolsonaro já indicou três nomes para assumir os cargos. Mas eles precisam passar por entrevistas no Senado e ter seus nomes aprovados pelos senadores. Caso sejam aprovados, precisam estar a par da questão entre Disney e Fox.

No entanto, dentro do Fox Sports, já é visto como muito difícil que a venda total da empresa aconteça até meados deste mês de setembro. Caso o prazo não seja atendido, o conselho do Cade terá que voltar a julgar o assunto e encontrar uma solução viável.

Disney vê como algo positivo a demora da venda do Fox Sports

Na Disney, a situação é vista como algo positivo. O atual Governo tem sido mais liberal na questão de investimentos de multinacionais de comunicação. O caso mais notório é o da AT&T, que está fazendo lobby para que haja aprovação de um projeto de lei que muda as regras da TV por assinatura no Brasil.

Todavia, o fato tem feito as especulações aumentarem no mercado. O assunto, definitivamente, ficou imprevisível mais uma vez. Procurada oficialmente pelo Observatório da Televisão para falar sobre o fato, a Disney diz que não comenta sobre o assunto.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade