MPT dá parecer favorável para Sindicato e pede que demissões na Band sejam anuladas

Publicado há 3 anos
Por Gabriel Vaquer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Ministério Público do Trabalho (MPT) deu parecer favorável aos processos movidos pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJ-SP) e Sindicato dos Radialistas de São Paulo contra as demissões ocorridas na Band no último mês de janeiro.

A procuradora Célia Regina Camacher Stander, do MPT, considerou que a mudança sobre a dispensa coletiva trazida pela reforma trabalhista não dá o direito a empresas de demitir em massa sem negociação prévia com entidades.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja mais: Veja fotos vazadas do cenário de Agora é Com Datena, novo programa de Datena

A lei diz que as emissoras não precisam de autorização, mas a negociação é algo que necessita ser feito. Os sindicatos alegam que a Band não quis negociar com as entidades as dispensas.

Vendo este problema na lei, a procuradora do Ministério Público do Trabalho pede que todas as demissões feitas pela emissora naquela ocasião sejam anuladas, além de ordenar que novas dispensas sejam feitas apenas com prévia negociação com o sindicato.

Em janeiro deste ano, a Band demitiu cerca de 75 trabalhadores, entre jornalistas, produtores e profissionais da equipe técnica, alegando crise financeira e reestruturação de quadros.

No jornalismo, foram dispensados nomes como Débora Cunha, chefe de redação da emissora; Paulo Salgado, editor do Café com Jornal; Carla Brandão, pauteira do Jornal da Band; Célio Galvão, editor do Jornal da Band; e Lúcio Tabarelli, repórter mais antigo do Brasil Urgente, apresentado por Datena.

Veja também

Com seis horas de Datena e três de Milton Neves, Band confirma nova programação

Quem também foi dispensado foi o repórter Antônio Petrin, um dos mais conhecidos da casa. Petrin foi repórter esportivo na casa e no início desta década, realizava matérias de jornalismo geral. Ele chegou a substituir Bóris Casoy no Jornal da Band, quando este foi para a RedeTV!.

O Sindicato teve reuniões com a Band tentando acordos, mas a emissora rejeitou. Recentemente, por determinação da Justiça, três funcionários foram readmitidos na emissora.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio