Morre Zé do Caixão; relembre sua trajetória na TV

Publicado em 19/02/2020

Morreu nesta quarta-feira (19), aos 83 anos, o cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão, José Mojica Marins, conhecido mundialmente como Zé do Caixão. O artista morreu, em São Paulo (SP), em decorrência de uma broncopneumonia.

Zé do Caixão era considerado o maior cineasta brasileiro de todos os tempos e “pai” do terror nacional, tendo sua obra grande importância mundial para o gênero, influenciando várias gerações.

Considerado um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil, Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente era desprezado pela crítica nacional, passando, assim, a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional.

Como ator ele esteve em longas como Padre Pedro e a Revolta das Crianças (1984), O Profeta da Fome (1970), O Segredo da Múmia (1982) e O Gato de Botas Extraterrestre (1990). Como diretor, ele consagrou obras do gênero com À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1963), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966), O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1967),O Despertar da Besta (1969), A Virgem e o Machão (1974), Como Consolar Viúvas (1976), entre outros.

Na TV

Além de deixar um enorme legado no cinema, Zé do Caixão também teve passagem pela televisão*. Em 1967, ele teve sua primeira série de TV, na Band. Intitulada Além, Muito Além do Além, a atração, que era apresentada pelo ator na recém-inaugurada emissora, alcançava, frequentemente, o primeiro lugar de audiência.

No ano seguinte, Mojica migrou para a TV Tupi, onde faria a novela O Homem Que Apareceu, de Rubens Lucchetti, que acabou não indo ao ar e sendo reaproveitada no filme Finis Hominis, de Zé do Caixão, lançado em 1971.

O Estranho Mundo de Zé do Caixão, na TV Tupi
O Estranho Mundo de Zé do Caixão na TV Tupi Foto O Estranho Mundo de Zé do Caixão na TV Tupi Foto Divulgação

Ainda na Tupi, o cineasta estreou O Estranho Mundo de Zé do Caixão, com qualidade superior à série da Band e atores consagrados no elenco, como Lima Duarte e Irene Ravache. A direção era de Antônio Abujamra.

Em 1981, Mojica levou ao ar outra série própria, Um Show do Outro Mundo, dessa vez na Record TV. O programa, apesar da boa repercussão, durou pouco porque, à época, o artista enfrentava problemas pessoais, impossibilitando bons resultados.

Nos anos 90, Zé do Caixão voltou à Band, onde apresentou o Cine Trash, programa sobre cinema que obteve alta audiência na época. Em 2015, Matheus Nachtergaele viveu o personagem em Zé do Caixão, série biográfica exibida pelo canal de TV a cabo Space, em 6 capítulos.

A última aparição de Mojica na TV foi no ano passado, na Record TV, em entrevista exclusiva a Geraldo Luis, no Domingo Show. O cineasta conversou com o apresentador junto à Liz Vamp, sua filha, que contou que o pai passou por sérios problemas de saúde.

*Com informações de Nilson Xavier.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade