luto

Morre Niana Machado, atriz de Pé na Cova

A atriz participou de vários trabalhos assinados por Miguel Falabella

Publicado em 21/02/2021

A atriz Niana Machado, que ficou conhecida como a divertida da série cômica Pé na Cova, da Globo, faleceu neste final de semana, aos 82 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Niana foi homenageada por Miguel Falabella, criador e protagonista de Pé na Cova. “Querida Niana Machado, hoje fecham-se as cortinas para você e eu, longe de casa, passo em revista aquela tarde há muitos anos, quando uma figurante de Toma Lá Dá Cá chamou minha atenção. Marilia deve ter ido te dar um abraço de boas-vindas à imensidão, onde seu grito de Piranha! vai certamente assustar os anjos mais conservadores”, escreveu o dramaturgo em seu Instagram.

“Toda a família Pé na Cova (que lhe amou e respeitou) silenciosamente lhe presta a última homenagem. Obrigado por ter sido nossa Bá, a cereja do bolo de um dos trabalhos que mais prazer e alegria me trouxe nessa passagem. Descanse em paz! Um beijo do seu Miguel”, finalizou Falabella.

A atriz Hélady Araújo, que deu vida à Dirceia “Javali” na mesma produção, também homenageou Niana Machado em suas redes sociais. “Quem vai falar Piranha agora? Queria ela gritando piranha pra tudo que vem acontecendo nesse Brasil. Nunca será esquecida. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu.

Trajetória na TV

Niana Machado chamou a atenção de Miguel Falabella ao participar como figurante no humorístico Toma Lá Dá Cá (2007 – 2009). Vivendo uma moradora de uma comunidade que invadia o Jambalaya, condomínio onde se passava a série, a atriz divertiu o dramaturgo ao lhe distribuir pancadas verdadeiras numa cena.

Isso a levou a participar de Aquele Beijo (2011), novela de Falabella para o horário das sete. No elenco de apoio da trama, ela vivia Formiga, uma das funcionárias de uma confecção que sempre repetia o bordão “eu já morri!”.

Em seguida, deu vida ao seu tipo mais famoso. Bá era a antiga babá da casa de Ruço (Miguel Falabella) em Pé na Cova (2013 – 2016). Sempre “fora do ar”, a personagem tinha momentos de lucidez ao gritar “piranha!”. Participou também de Brasil a Bordo (2018), outra série cômica de Falabella, na qual viveu Babá Dellacova.

Confira as homenagens de Miguel Falabella e Hélady Araújo:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade