Luiz Guimarães

Morre ex-diretor de programação da Globo

Causa da morte não foi confirmada pela família

Publicado em 21/02/2022

Faleceu no último sábado (19), aos 93 anos, o diretor de TV Luiz Guimarães. Segundo informações do portal G1, a morte foi confirmada por familiares do profissional através das redes sociais, mas não teve sua causa confirmada. O corpo foi enterrado no domingo (20) em um cemitério na zona sul de São Paulo.

Luiz Guimarães foi diretor de programação da TV Globo e contou com extensa carreira na imprensa brasileira. Guima, apelido por que era conhecido, nasceu na Polônia, batizado como Leib Schefler, mas mudou-se com a família para o Brasil aos seis meses de idade.

Aos 18 anos, naturalizou-se brasileiro e teve o nome legalmente alterado. Dois anos depois, iniciou sua carreira no rádio, onde exerceu as funções de locutor, ator e narrador. Chegou à televisão já em 1950, integrando a primeira equipe de funcionários da pioneira – e hoje extinta – TV Tupi.

Na TV, Luiz Guimarães passou também pela extinta TV Paulista – que futuramente se transformaria na Globo, onde ele permaneceu até 1988, quando assumiu a direção geral da TV Gazeta. Luiz foi ainda um dos fundadores do Museu da Televisão Brasileira, inaugurado em 1995.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade