Morre a atriz Ruth de Souza aos 98 anos

Publicado há um ano
Por Renan Vieira
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A atriz Ruth de Souza morreu, neste domingo (28), no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Hospital Copa D’Or, desde a semana passada, para tratar de um quadro de pneumonia. De acordo com o portal UOL, uma amiga informou que a causa da morte foi a piora da situação clínica da artista.

Ruth de Souza é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Na televisão, participou das versões originais de Bicho do Mato, em 1972, O Rebu, em 1974, e Sinhá Moça, em 1986. Fez, em 1987, a novela Mandala. Seus últimos trabalhos na telinha foram a série Mister Brau e a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, na Globo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Trajetória

Nascida em 1921, Ruth de Souza era carioca responsável por grandes feitos. Ela era considerada a primeira dama da dramaturgia brasileira, com trabalhos no teatro, na televisão e no cinema. Neste último, ganhou, em 1954, o Prêmio de Melhor Atriz do prestigiado Festival de Veneza, por Sinhá Moça.

Ruth protagonizou Passo dos Ventos e A Cabana do Pai Tomás, final dos anos 60, na Globo. Isso lhe rendeu a honra de ser a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela do Brasil. Antes, fez as populares radionovelas da década de 50 e os teleteatros da extinta TV Tupi.

Foi na Excelsior, emissora reconhecida por estabelecer o gênero da telenovela diária no Brasil, que obteve êxito com o folhetim A Deusa Vencida (anos 60). Mais recentemente, trabalhou em O Clone (2001) e Senhora do Destino (2004). E ainda a nova versão de Sinhá Moça, em 2006, na Globo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio