Morre a atriz Ruth de Souza aos 98 anos

Publicado em 28/07/2019

A atriz Ruth de Souza morreu, neste domingo (28), no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Hospital Copa D’Or, desde a semana passada, para tratar de um quadro de pneumonia. De acordo com o portal UOL, uma amiga informou que a causa da morte foi a piora da situação clínica da artista.

Ruth de Souza é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Na televisão, participou das versões originais de Bicho do Mato, em 1972, O Rebu, em 1974, e Sinhá Moça, em 1986. Fez, em 1987, a novela Mandala. Seus últimos trabalhos na telinha foram a série Mister Brau e a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, na Globo.

Trajetória

Nascida em 1921, Ruth de Souza era carioca responsável por grandes feitos. Ela era considerada a primeira dama da dramaturgia brasileira, com trabalhos no teatro, na televisão e no cinema. Neste último, ganhou, em 1954, o Prêmio de Melhor Atriz do prestigiado Festival de Veneza, por Sinhá Moça.

Ruth protagonizou Passo dos Ventos e A Cabana do Pai Tomás, final dos anos 60, na Globo. Isso lhe rendeu a honra de ser a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela do Brasil. Antes, fez as populares radionovelas da década de 50 e os teleteatros da extinta TV Tupi.

Foi na Excelsior, emissora reconhecida por estabelecer o gênero da telenovela diária no Brasil, que obteve êxito com o folhetim A Deusa Vencida (anos 60). Mais recentemente, trabalhou em O Clone (2001) e Senhora do Destino (2004). E ainda a nova versão de Sinhá Moça, em 2006, na Globo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade