Moacyr Franco na Globo? Não será a primeira vez

Publicado em 06/02/2018

O cantor, compositor, ator e apresentador Moacyr Franco, em razão de seus trabalhos em programas como Concurso de Paródias (em 1997) e os humorísticos Ô, Coitado! (1999/2000), Meu Cunhado (2004/06) e A Praça É Nossa, é fortemente identificado com o SBT, emissora na qual atuou por mais de 20 anos e ficou até o final de 2017, quando foi demitido sob alegação de corte de custos.

Recentemente foi divulgada a notícia de que ele participará da série Ilha de Ferro, uma das próximas produções da Rede Globo, além de estar em negociações com o Multishow, canal da Globosat, braço pago do Grupo Globo.

Mas você sabia que Moacyr já foi um dos principais apresentadores da Globo? Pois é. Após trabalhar na extinta TV Excelsior nos anos 1960, ele foi contratado pela “Vênus Platinada” em 1971 para comandar o Moacyr Franco Especial, exibido no último trimestre daquele ano na faixa Sexta-feira Nobre, e já em janeiro de 1972 estreou o Moacyr Franco Show, apresentado em diversos dias da semana ao longo de sua trajetória (até 1977), sempre em horário nobre.

Garrincha e Moacyr Franco no Moacyr Franco Show
Garrincha e Moacyr Franco no Moacyr Franco Show arquivo TV Globo

Moacyr teve no programa a oportunidade de exercitar suas diversas facetas artísticas: além de apresentar a atração, ele cantava, dançava e representava em esquetes de humor, além de participar da escrita do roteiro. Entre os diretores do programa estiveram Maurício Sherman, Ronaldo Bôscoli e Carlos Alberto Loffler.

Em 1976, Moacyr foi escalado pela Globo para as tardes de domingo, quando a emissora carioca se viu sem Silvio Santos ocupando boa parte de sua grade. Como parte de uma programação intitulada Bom Domingo, iniciada na hora do almoço com o jornalístico Domingo Gente e que ia até o Fantástico, foi lançado às 17h o Moacyr TV, apresentado pelo showman e por Pepita Rodrigues. O objetivo do programa era descobrir novos talentos para o núcleo de dramaturgia da casa, e os candidatos reproduziam cenas de telenovelas famosas junto a atores do cast global. Entre as participantes estiveram Sílvia Salgado (então assinando Helena) e Cristina Mullins, que seguiram carreira na TV.

Há 46 anos, estreava Moacyr Franco Show

Ainda, Moacyr Franco participou em 1977 da Praça da Alegria, criação de Manoel de Nóbrega apresentada na Globo também aos domingos, com seu personagem clássico do mendigo meio amalucado, que pede sempre dinheiro ao homem do banco que tenta ler seu jornal tranquilamente. Após sofrer um aneurisma cerebral, Moacyr se afastou da carreira por algum tempo e, na década de 1980, chegou a exercer o cargo de deputado federal por São Paulo durante uma legislatura (entre 1983 e 1987).

Experiência e talento em diversos campos do fazer televisivo e artístico Moacyr Franco têm de sobra. Espera-se que nesta nova oportunidade a “nova casa velha” do veterano dê a ele o merecido valor.

Por Fábio Costa

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade