Minha Receita: Erick Jacquin ganha terceiro programa na Band

Chef francês comanda docu-reality que estreia nesta quinta-feira (08)

Publicado há 21 dias
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O chef de cozinha Erick Jacquin segue em alta na Band. Além de seguir como jurado do MasterChef e ancorar o reality show Pesadelo na Cozinha, o francês ganha uma terceira atração na emissora. Nesta quinta-feira (08), ele estreia o programa Minha Receita, a partir das 22h45.

A nova atração segue o formato docu-reality. Em 10 episódios, o chef francês e um time de repórteres vão mostrar, em vários lugares do Brasil, as melhores receitas brasileiras.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A premissa da atração é, através da culinária, conhecer costumes, tradições e, sobretudo, boas histórias de pessoas famosas ou anônimas que amam cozinhar. Mostrar como um prato ou um ingrediente são tratados de maneiras tão diferentes nas distintas regiões do Brasil e a importância cultural que isso tem.

Desde uma dona de casa que gosta de reunir a família à mesa até um chef experiente, todos eles possuem algo interessante para contar. Na estreia, a protagonista será a feijoada, o hino nacional da gastronomia brasileira.

“É um programa leve e bem-humorado, que vai explicar não só a gastronomia do Brasil, mas também tudo o que tem ao redor dela, uma parte muito importante da formação cultural do país”, resume Erick Jacquin.

A dinâmica começa já nas redes sociais, quando o chef convoca os internautas a postarem vídeos de suas receitas com a hashtag #minhareceita.

A cada nova descoberta, Jacquin se comunica com os repórteres por videochamada e dá a missão de descobrir esses pratos que chamaram sua atenção. Um drone levará a comida até o anfitrião. Depois de fazer uma degustação às cegas e tecer suas críticas, ele terá a dura responsabilidade de escolher aquele que mais gostou.

Por fim, o chef arregaça as mangas e prepara sua própria versão do prato do dia. O momento ganha um ar de masterclass e se torna um presente para quem gosta de vê-lo cozinhando. A Le Cordon Bleu, uma das principais escolas de gastronomia do mundo, ajudará a contar como nascem as receitas.

O formato inédito tem criação e produção da Vibra Studio, nova empresa do Grupo Bandeirantes focada na produção de formatos.

Conheça os repórteres do programa:

Edson Leite – Chef de cozinha e assistente social, é autodidata e gosta de trocar conhecimentos com as pessoas. Trabalhou em restaurantes importantes em Portugal e na Espanha. No Brasil, foi subchef do Clube Pinheiros, em São Paulo. É o fundador do Gastronomia Periférica, vencedor dos prêmios Responsabilidade Social, da revista “Prazeres da Mesa”, e do Gourmand 2020.

Também foi finalista do Prêmio Jabuti 2019 e curador do Festival Sabor da Quebrada e Dois Lados da Ponte, além de ter escrito o livro Por que Criei a Gastronomia Periférica, lançado em 2018. Faz parte do Observatório da Gastronomia de São Paulo e é especialista em gastronomia no Me Poupe, apresentado por Nathalia Arcuri.

Polly Marinho – É carioca, atriz e cantora. Iniciou sua carreira na novela Caminho das Índias, na qual ganhou o prêmio de Atriz Revelação. Logo depois, integrou o elenco de Malhação ID (2009) e Aquele Beijo (2011). No cinema, atuou em Amor por Acaso (2010) e Billi Pig (2012). Foi vencedora do programa culinário Que Marravilha e é uma entusiasta da comida brasileira.

Roninho – É dono da mais famosa quitanda de Minas Gerais, a Mercearia Paraopeba, que se tornou referência para grandes chefs de cozinha e cuja fama vem rompendo fronteiras internacionais. Fincado no coração de Itabirito, a 55 km de Belo Horizonte, o pequeno estabelecimento aceita dinheiro, vende fiado e pratica o escambo – troca de uma mercadoria por outra – atraindo assim cada vez mais turistas à cidade natal de Telê Santana.

Clarisse Duarte – Apesar de morar em São Paulo, traz suas raízes amazônicas em seu sangue e em seus pratos. Nascida em Belém do Pará, ficou conhecida ao participar da quinta temporada do MasterChef. É formada em moda e trabalhou como relações públicas de grandes marcas de luxo.

Após tirar um período sabático e viajar pelo mundo, descobriu que a gastronomia é o caminho que quer trilhar daqui para frente. Para ela, o MasterChef foi apenas o primeiro passo nessa jornada. Desde março de 2019, se tornou apresentadora na plataforma Tastemade Brasil.

Carlinhos Carneiro – Figura conhecida na noite gaúcha, é músico, jornalista, escritor, ator e modelo. Além de vocalista e principal compositor da banda de rock Bidê ou Balde, com a qual circulou por todo o Brasil e América Latina, também é fundador do Império da Lã, uma banda sem formação, repertório ou estilo fixo.

Edvana Carvalho – É atriz, já participou de novelas da Globo e séries da HBO, e atua bastante no teatro. Na Bahia, é uma figura muito conhecida e admirada. Ama gastronomia e, como uma boa taurina, diz que adora comer e cozinhar. Ativista, luta pelos direitos dos negros e das mulheres.

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, na Band.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais