Meu Pedacinho de Chão tem cenários encantadores

Publicado em 08/04/2014

zelao

Casas de lata, árvores recobertas de crochê colorido, animais mecânicos. A paisagem na cidade cenográfica de Meu Pedacinho de Chão deixa claro, desde o primeiro instante, que o visitante entrou em um universo muito especial: o do imaginário de uma criança.

Essa foi a proposta do diretor Luiz Fernando Carvalho: recriar a Vila de Santa Fé como se fosse vista pelos pequenos personagens Serelepe e Pituquinha. Para isso, uniram-se o cenógrafo Keller Veiga, o diretor de arte Raimundo Rodriguez e o produtor de arte Marco Cortez que contaram ao site GShow da Globo como chegaram a essa consepção.

O cenógrafo elaborou os primeiros esboços de ocupação do terreno de aproximadamente 8 mil metros quadrados. São 28 construções entre igreja, comércio, casas dos personagens e estação de trem. Tudo entrecortado pela linha férrea. As portas e janelas bem pequenas ajudam a transmitir a sensação de uma cidade de miniatura.

Assim como os brinquedos do século XIX, Luiz Fernando Carvalho decidiu que tudo seria recoberto de lata. Nessa etapa entrou Raimundo Rodriguez, que fez a cobertura de todas as superfícies das casas: telhados, paredes, portas, janelas… “Foram usadas cerca de 20 toneladas de latas de tinta abertas, dobradas, cortadas, pigmentadas, marteladas, planificadas”, calcula Raimundo, que comandou um exército de artistas, artesãos e operários.

“Cada casa tem sua própria cor, sua própria personalidade, seu próprio desenho, estabelece sua própria relação com o personagem. É um conto de fadas surreal, ancestral, atemporal”, resume Raimundo.

O artista também é responsável pelos animais articulados da novela, feitos de materiais diversos, como um carrossel de vacas. Os cavalos articulados de personagens como Zelão e Gina que movem as patas, pescoço, abrem e fecham os olhos.

venda-giacomo

linha-do-trem

casas

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade